Comprar o material escolar é sempre um momento cheio de expectativas para as crianças e também para os pais. Com tantas opções no mercado, muitas vezes genéricas e com preços altos, a personalização surge como uma ótima alternativa.
Além de tornar o aprendizado mais interessante, deixa, geralmente, o orçamento mais em conta. Da mesma forma, personalizar itens como cadernos, estojos, lápis e canetas pode facilitar a identificação do material pelo aluno.
Mas de nada adianta dar um toque especial sem envolver as crianças no processo. Portanto, deixe que eles escolham os revestimentos, desenhos e as cores que mais gostam. Assim, você garante que o material escolar fique com a personalidade deles.
Veja como personalizar o material escolar:
1 – Use tintas, adesivos coloridos, glitter, lantejoulas e fitas para decorar cadernos, estojos, lápis e até a mochila.
2 – Crie etiquetas personalizadas com o nome da criança, cole adesivos, ou até mesmo colagem de olhos e bocas. Você pode escrever com canetas coloridas, lápis de cor e decorar com glitter.
3 – As capas dos cadernos e livros também podem ser personalizadas. Então, cole tecido, feltro, glitter, tintas, fotos, assim como recortes de revistas com temas divertidos. Pergunte o que a criança gostaria de ver na capa do caderno. Pode ser até um desenho feito por ela. Depois, é só encapar com papel contact transparente para proteger.
4 – Fazer esse mesmo processo de forma digitalizada também funciona. Dessa forma, incentive a criança a escolher um desenho na internet. Depois, é só imprimir e colar na capa. Mas não se esqueça de encapar com plástico ou contact transparente.
5 – Além do artesanato, é possível dar um toque criativo com acessórios. Estojos, mochilas, lápis e canetas podem ganhar chaveiros, pompons, bottons, ursinhos de pelúcia e outros acessórios facilmente.
Você também pode incorporar práticas responsáveis no dia a dia das crianças com materiais escolares sustentáveis. Com isso, elas aprenderão o valor do meio ambiente. Da mesma forma, sua família vai reduzir a quantidade de resíduos na natureza e as despesas domésticas serão reduzidas.