
Ensinar as crianças sobre o sentido da cidadania é uma tarefa essencial para construir uma sociedade mais justa, respeitosa, assim como colaborativa. Nesse sentido, a escola desempenha um papel essencial na formação cidadã das crianças, e os estudos sociais são fundamentais nesse processo.
Quando matérias como História, Geografia e Sociologia fazem parte do currículo escolar desde o ensino fundamental, os alunos aprendem sobre direitos e deveres. Além do mais, entendem a importância da diversidade cultural, do funcionamento das instituições e da importância da participação política.
Essas disciplinas ajudam a desenvolver o senso crítico, a compreensão do mundo e a valorização da democracia. Dessa maneira, prepara as crianças para atuarem como cidadãos ativos e responsáveis.
Estudos sociais para crianças
Para ensinar a cidadania por meio de habilidades de argumentação e pensamento disciplinar, um estudo elaborado na Universidade Estadual de Ohio, EUA, desenvolveu uma matéria chamada ‘competências cívicas’ (em inglês Digital Civic Learning) para alunos da quarta série do ensino fundamental.
Os alunos que participaram dessa disciplina aprenderam a pensar de forma interdisciplinar. Ou seja: ler, escrever e pensar de forma diferente conforme a visão geográfica, econômica, histórica e cívica.
Eles também aprenderam a desenvolver argumentos e contra-argumentos sobre temas complexos. Por exemplo: acesso a alimentos e questões éticas envolvendo inteligência artificial (IA).
Problemas complexos e interdisciplinares sobre cidadania
Os alunos exploraram problemas complexos e interdisciplinares como:
- Acesso a alimentos. Eles analisaram como diferentes fatores geográficos, econômicos e sociais afetam a disponibilidade e a distribuição de alimentos ao redor do mundo.
- Questões éticas envolvendo inteligência artificial. Os alunos discutiram os impactos da IA na sociedade, como privacidade, emprego e desigualdades tecnológicas.
Esses temas desafiaram os jovens a usar evidências, estruturar argumentos sólidos e considerar múltiplas perspectivas antes de chegarem a conclusões. No final do ano letivo, eles demonstraram melhorias significativas em suas habilidades, como integração de evidências e pensamento disciplinar.
“Isso lhes dará a capacidade de colaborar, comunicar-se de forma eficaz e considerar múltiplas perspectivas”, disse Tzu-Jung Lin, coautor do estudo e professor de Psicologia Educacional na universidade.
“Nosso objetivo é ajudar a cultivar uma nova geração de membros da comunidade e cidadãos responsáveis que possam trabalhar juntos para ajudar a resolver questões complexas.”
O estudo sugere que iniciativas como essa podem ajudar a criar uma geração de cidadãos responsáveis. Assim, esses jovens serão capazes de encontrar soluções em conjunto para problemas complexos, promovendo colaboração e respeito em uma sociedade polarizada.