O chuveiro a gás permite uma vazão maior de água e banhos mais quentinhos. Contudo, isso, muitas vezes, faz com que o seu uso seja prolongado, ampliando consideravelmente a conta no final do mês. Além do mais, o tempo para o aquecimento da água é maior, o que causa desperdício e impactos no meio ambiente.
Dessa forma, uma das principais recomendações para quem tem sistema a gás em casa é realizar a manutenção periódica do aquecedor. Além da segurança, esse monitoramento também garante o funcionamento correto do equipamento. Consequentemente, gera economia, pois um sistema descalibrado pode precisar de um tempo maior de aquecimento.
Para evitar o desperdício enquanto o chuveiro esquenta, uma dica é armazenar a água que ainda não esquentou em baldes. Depois, ela pode ser usada na limpeza da casa. Além disso, assim como para quem usa chuveiros elétricos, a recomendação é ser breve na hora da limpeza pessoal. Banhos entre 5 e 10 minutos são bons para a conta de gás e também para o planeta. O tempo é suficiente para garantir a higiene e a economia.
Confira as dicas para manter um chuveiro a gás:
- Faça a manutenção regular. Garantir que o sistema de aquecimento funcione corretamente é essencial para otimizar a eficiência e a segurança. Então, verifique se há vazamentos e mantenha o equipamento limpo.
- Controle a temperatura. Evite configurações excessivamente altas e reduza o tempo de banho. Com isso, você não terá que regular entre frio e quente e vai otimizar o consumo.
- Limpe as duchas. Mantenha o fluxo de água. Os entupimentos exigem uma pressão maior e, com isso, há um gasto maior de gás.
- Restritores de vazão. Invista nesse equipamento. Se a vazão for grande, você gastará mais gás e mais água.
- Escolha aquecedores adequados. Existem diversas opções no mercado com indicações diferentes. Portanto, consulte um especialista para que possa escolher o modelo que se adapte à sua necessidade.