Suplementos fazem mesmo o cabelo crescer ou encher?

Gomas ou pílulas prometem fios longos, mas será que funcionam?

Redação FamiliarIdades
A falta de ferro, vitamina B12 ou zinco altera o cabelo. Foto: Getty Images.
A falta de ferro, vitamina B12 ou zinco altera o cabelo. Foto: Getty Images.

Os cabelos longos e volumosos, iguais aos que aparecem nos comerciais de TV, são  sonhos de muitas mulheres. Existem hoje uma infinidade de suplementos nas mais diversas formas que prometem o resultado: crescimento  rápido e fios mais encorpados. Mas esses comprimidos de fato funcionam?

Determinadas vitaminas só vão funcionar para o seu organismo se existe deficiência. E isso só poderá ser identificado com exames e acompanhamento médico. O ciclo do cabelo não muda devido a suplementos. A taxa de crescimento é, em média, de 1 centímetro ao mês. Os cabelos nascem, crescem, repousam e caem. 

“Estamos seguindo uma tendência americana de alto consumo de suplementos que não precisam de prescrição e são vendidos livremente nas farmácias. Temos um arsenal com centenas de composições e fórmulas com diferentes promessas”, afirmou a  dermatologista Juliana Campos, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em cabelo, em entrevista ao Estadão.

Segundo ela, embora sejam de fácil acesso, baixo custo e boa tolerabilidade, nenhum desses produtos vai funcionar se não houver um problema de fato.

A falta de ferro, vitamina B12 ou zinco altera o cabelo. A falta desses nutrientes pode provocar fios quebradiços ou excesso de frizz. Mas são os exames que vão identificar essas deficiências. 

Algumas doenças específicas também provocam queda, além do estresse. Isso também pode ocorrer após uma cirurgia ou no pós-parto. A melhora costuma ser gradual, independentemente do uso de suplementos vitamínicos.

Cabelo saudável

Para que os fios fiquem sempre saudáveis, é preciso seguir uma boa dieta. Então, coloque no prato alimentos que sejam ricos em vitamina B, ferro, ômega 3 e zinco. A vitamina D também é uma excelente aliada dos fios. 

Faça a ingestão de ao menos 100 gramas de proteínas diariamente, consuma folhas verde-escuras, como couve e sementes de girassol ou abóbora. 

É preciso também cuidar da saúde mental. O estresse aumenta a liberação de cortisol no organismo, o que pode causar uma queda acelerada dos cabelos, assim como a falta de sono. Dormir bem é fundamental para a saúde dos fios. 

Link copiado