
Você limpa sua bolsa com frequência? Caso a resposta seja negative, pense em adotar uma rotina de higienização. Assim, você prolongará a vida útil, manterá a aparência e afastará germes e sujeiras.
Mas cada material precisa de um cuidado específico, além de produtos adequados para não deformar ou estragar. Então, o primeiro passo é avaliar o tipo de revestimento e forro..
As de couro precisam de uma limpeza delicada para não manchar ou causar ressecamento. Já as de tecido podem ser lavadas à mão. As de materiais sintéticos precisam de produtos não abrasivos e as de materiais naturais, de limpeza a seco para não deformar.
Use sempre panos macios, escovas de cerdas macias, assim como produtos específicos para materiais delicados. Lenços umedecidos também ajudam na limpeza rápida.
Confira as dicas para manter suas bolsas sempre lindas:
Couro
O primeiro passo é retirar a sujeira com um pano macio e seco. Depois, umedeça um pano limpo com água morna e adicione uma gota de sabão neutro. Passe delicadamente e seque em seguida para evitar manchas. Para finalizar, use um hidratante específico para couro.
Tecido
Use uma escova de cerdas macias para remover a poeira e a sujeira mais aparente. Então misture água com detergente neutro e aplique com um pano umedecido. Enxugue e deixe secar na sombra. Se for difícil remover a sujeira, esfregue com as mãos delicadamente.
Sintético (PU ou PVC)
Comece passando um pano úmido com sabão neutro. Use lenço umedecido para sujeitas específicas. Em seguida, seque bem para evitar as marcas de água.
Materiais naturais
Bolsas feitas com palha ou ráfia, por exemplo, são mais difíceis de limpar pois o material pode danificar com facilidade. Por isso, use um pincel seco para retirar a poeira acumulada. Se necessário, limpe manchas com um pano levemente úmido. Mas evite molhar demais para não deformar.