Ver o armário arrumado dá uma sensação de tranquilidade, não é mesmo? Isso tem explicação. Segundo um estudo publicado no The Journal of Neuroscience, a nossa capacidade mental melhora quando os espaços ao nosso redor estão organizados. Mas manter tudo sempre na linha não é fácil. Algumas dicas podem ajudar.
O primeiro passo é retirar tudo do armário. Então, limpe as prateleiras e separe os itens entre os que você usa no dia a dia e os que são de uso esporádico. Você também pode classificar por cor, facilitando futuras combinações antes de sair.
Depois, com as peças organizadas fora do armário, avalie o espaço. Para otimizar, você pode colocar lençóis e fronhas em caixas organizadoras. Com isso, liberar o espaço para o vestuário. Por exemplo: baús são ótimas opções para armazenar essas peças.
Além do mais, aproveite e faça uma triagem do que você não usa mais. Aqui vale uma regra: se determinada roupa não foi usada nos últimos 12 meses, muito provavelmente você não vai mais utilizá-la. Então doe, ajude e abra espaço para o que realmente importa.
Guarde as roupas que você utiliza mais nos lugares mais acessíveis. Assim, ficará mais fácil compor o look. Dessa maneira, com tudo no lugar, sua rotina ficará mais leve e vai sobrar tempo para descansar ou aproveitar com amigos e família.
Organize o seu armário observando os pontos a seguir:
1. Espaço. Antes de iniciar a arrumação, é essencial avaliar o espaço disponível. Portanto, tire tudo do armário e limpe as prateleiras. Além disso, avalie se há a necessidade de prateleiras adicionais, cabideiros, assim como caixas organizadoras.
2. Seleção. É hora de fazer escolhas conscientes. Separe roupas, sapatos e acessórios em categorias. Avalie o que você usa com mais frequência e o que está lá apenas ocupando espaço. Itens que não são mais usados podem ser doados, vendidos ou descartados.
3. Organização. Uma ótima maneira de organizar o armário é separar as roupas por estação. Mantenha as peças mais pesadas e de inverno fora de vista durante o verão e vice-versa. Isso facilita a localização das roupas apropriadas para cada estação.
4. Cores e tamanhos. Organizar as roupas por cores facilita na hora de escolher o look do dia. Além disso, agrupar peças por tamanho pode poupar tempo e evitar a frustração de procurar algo que não cabe.
5. Organizadores. Caixas, cestos e gavetas organizadoras são aliados poderosos e podem ser utilizados para separar meias, roupas íntimas, lenços e acessórios menores. Isso não só mantém o armário organizado, como também facilita a visualização dos itens.
6. Acessórios. Aproveite ao máximo o espaço vertical do armário. Cabideiros duplos e prateleiras empilháveis são excelentes para dobrar a capacidade de armazenamento.
Adote uma rotina para organizar os armários. Assim, você evita o acúmulo!