O momento de brincar traz alegria e relaxamento, inclusive para os bebês. Isso é bom para o aprendizado e a construção das habilidades sociais, cognitivas, assim como físicas. Mas, quando eles são muito novinhos, ficamos na dúvida sobre a melhor forma de interagir com eles.
Assim, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou uma lista de brincadeiras para bebês de 1 a 2 anos de idade. Além disso, o órgão ressaltou os benefícios de cada uma dessas atividades. Antes de começar, contudo, lembre-se: você deve fazer parte da brincadeira!
Brincadeiras para bebês de 1 ano
- Ocultar e pesquisar. Coloque um brinquedo debaixo de uma coberta e incentive o bebê a encontrá-lo. Então, puxe lentamente a coberta para facilitar a descoberta. Quando ele achar, fale “aqui está”. Desta maneira, o bebê aprende que as coisas permanecem no local, mesmo quando ele não as vê.
- Palavras. Fale o nome dos objetos que o bebê aponta com interesse, e acrescente mais palavras. Por exemplo: se for uma bola, pergunte “você quer a bola?”, “pegue a bola” e “vamos brincar com a bola”. A brincadeira das palavras ajuda a aumentar o vocabulário. Da mesma forma, ensina que o que ele quer pode ser conseguido, o que aumenta a auto-estima.
- Maravilhas da água. Um pote de plástico com água e bolinhas pode se tornar um brinquedo fascinante para o bebê. Ao sacudir e observar o movimento dos objetos dentro do pote, seu filho desenvolve e pratica a habilidade visual.
Atividadades para bebês de 18 meses
- Companheiro de caminhada. Leve o bebê para caminhar com você em um local seguro. Procure acompanhar o ritmo dele. Dessa maneira, a criança poderá desenvolver a autoconfiança e exercitar o físico.
- Fazer de conta. Incentive seu bebê a usar objetos seguros para imitar alguma situação. Por exemplo: uma colher de pau usada no lugar de um microfone ou cobrir um ursinho como se ele fosse um bebê. Esta é uma prática que desenvolve a empatia e as habilidades sociais.
- Indo e vindo. Procure um recipiente seguro, como uma caixa de papelão, por exemplo, e peça ao seu filho para colocar e retirar objetos nele. Não se esqueça de falar as palavras “dentro” e “fora” durante a ação. Essa diversão trabalha as habilidades motoras finas ao pegar os objetos, bem como as habilidades de comunicação ao ouvir as instruções de “coloque” e “retire”.
Brincadeiras para bebês de 2 anos
- Ajudante doméstico. Peça ajuda ao seu filho em atividades domésticas que ele pode fazer. Por exemplo: pendurar um pano de louça, colocar guardanapos na mesa, entre outras atividades seguras. Assim, ele aumenta a autoestima e promove a independência. Sem falar do desenvolvimento do sentimento de pertencimento na família.
- Artista iniciante. Procure objetos seguros, como conchas, folhas ou tintas para crianças e deixe que ele crie arte. Exponha o resultado em local visível para que ele possa ver. A arte promove a criatividade e a independência.