
Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Plymouth, no Reino Unido, revelou que personagens animais em histórias podem desempenhar um papel significativo no desenvolvimento psicológico de crianças pequenas.
A descoberta destaca como esses personagens ajudam a melhorar, especialmente entre crianças mais novas, a “teoria da mente”. Ou seja: a capacidade de compreender pensamentos e emoções de outras pessoas.
O estudo analisou mais de cem crianças, de cinco a dez anos, utilizando histórias com personagens humanos e animais para avaliar suas respostas. Os resultados mostraram um padrão interessante.
Enquanto personagens humanos ajudaram as crianças mais velhas (entre oito e dez anos) a entender melhor estados mentais alheios, personagens animais nivelaram esse desempenho. Assim, permitiram que as mais novas (de cinco a seis anos) alcançassem um entendimento similar.
“Queríamos testar se isso se deve a algo mais do que simplesmente gostar dos personagens, e se há benefícios reais para as crianças aprenderem ao assistir ou ler sobre animais, além de investigar se isso muda com o tempo”, explicou a pesquisadora Gray Atherton.
Segundo os pesquisadores, os personagens não humanos parecem intimidar menos as crianças mais novas, permitindo que elas se conectem emocionalmente e cognitivamente mais facilmente. Assim, podem ser uma ferramenta poderosa na educação infantil.
“Acreditamos que este novo estudo pode ter uma importância especial para pessoas com autismo ou outras condições que possam impactar seu aprendizado”, afirmou Liam Cross, que também participou do trabalho.
“Anteriormente, já havíamos notado que tarefas envolvendo personagens animais podem levar pessoas autistas a terem um desempenho tão bom quanto crianças não autistas”, disse ela. “Seria interessante replicar este estudo com crianças autistas para entender se podemos encontrar maneiras mais eficazes de apoiá-las em um momento crítico de seu desenvolvimento.”