A alfabetização é um processo transformador que abre portas para um mundo de conhecimento e possibilidades. A escola tem papel central. Mas o apoio dos pais é fundamental para que a criança se sinta segura e motivada a aprender.
A pandemia evidenciou ainda mais a importância da participação dos pais nesse processo, que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento pleno da criança desde a educação infantil até o ensino médio.
O livro “Guia para a família parceira da escola no pós-pandemia”, lançado no final do ano passado, traz dicas de como auxiliar os pais nesse processo. Em entrevista ao Estadão, as autoras Roberta e Thaís Bento, educadoras especializadas na relação entre a família e a escola, explicaram a importância da família na motivação dos estudos, destacando que isso depende de “autonomia, competência e pertencimento”.
Envolvimento da família na alfabetização
O primeiro passo é criar um ambiente favorável em casa, com acesso a livros, revistas e materiais de escrita para facilitar o reconhecimento das letras. Além disso, ler para seu filho diariamente, explorando diferentes tipos de histórias, traz entendimento e familiarização com as palavras, enriquecendo desde cedo o vocabulário.
Sempre incentive a criança e o jovem a desenhar e a escrever, estimulando a criatividade e a individualidade. Mantenha o diálogo com a escola, conversando com professores e orientadores. Eles podem observar a tempo qualquer dificuldade cognitiva que os filhos possam enfrentar.
Jogos e tecnologia
Além disso, jogos educativos contribuem para treinar o raciocínio da criança, além de tornar o aprendizado mais divertido. Assim, estipule horários para o uso de celulares e videogames. Esses aparelhos também podem ser aliados no aprendizado. Contudo, o tempo gasto como eles podem ser usados para atividades sociais e interação com a família.
Cuidado com a pressão
Evite cometer erros como comparar o tempo de aprendizado com irmãos ou amigos. Seja paciente e positivo, comemorando cada conquista. E, acima de tudo, mostre o quanto a leitura e a escrita são prazerosas, incentivando este hábito desde cedo.
Cultivar sentimentos de amor, apoio e confiança nas habilidades dos filhos é o segredo para transformar o aprendizado em uma experiência cheia de conquistas e descobertas.