Com o passar dos anos, o corpo enfrenta limitações que aumentam o risco de quedas. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), mais de 33% das pessoas com mais de 60 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano, sendo que metade terá quedas recorrentes. E o mais preocupante: o perigo pode estar dentro de casa.
Viver em ambientes que possuem “obstáculos”, pode contribuir significativamente para a ocorrência desses acidentes. De acordo com informações do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde, adaptar a casa é uma das medidas mais importantes para a segurança.
Como adaptar a casa para evitar acidentes:
- Instale barras de apoio e cadeiras de banho em banheiros
- Dê preferência aos tapetes antiderrapantes
- Garante uma boa iluminação para facilitar a visibilidade
- Fixe bem as estantes, para que possam ser usadas como apoio
- Organize mantimentos e utensílios em locais de fácil acesso
- Instale corrimão em escadas
- Sinalize degraus e obstáculos com fitas adesivas coloridas
- Organize os móveis, deixando espaços livres para circulação
- Opte por cadeiras com apoio firme e confortável
- Não deixe fios soltos pelo chão
Além dos cuidados com a casa, manter a saúde em dia também ajuda na segurança. Por isso, sempre busque orientação médica para o tratamento de doenças crônicas. Hipertensão, diabetes, osteoporose e até mesmo alguns medicamentos podem aumentar o desequilíbrio e o risco de quedas.
Da mesma forma, praticar exercícios de fortalecimento muscular e equilíbrio pode reduzir as chances de acidentes em casa. Mas, para isso, um profissional qualificado deve avaliar antes qual a melhor opção conforme as limitações de cada pessoa.
Em caso de acidentes, mantenha a calma e acione o serviço de emergência mais próximo da sua casa.