Algumas obras encantam o mundo todo há gerações. Afinal, são pinturas e esculturas que ajudam a entender a própria humanidade. Elas estão guardadas em diferentes acervos pelo mundo. Mas, com a internet, a viagem encurtou. Assim, não dá mais para dizer que você simplesmente não conhece. Basta fazer uma busca para admirar e aprender um pouco mais sobre arte e história.
Confira 10 obras que entraram para a história:
Mona Lisa
Também conhecida como La Gioconda, é uma das obras mais relevantes de Leonardo Da Vinci, cientista e inventor italiano, considerado um dos nomes mais importantes do Renascimento. A obra está no museu do Louvre, em Paris.
A criação de Adão
Pintada por Michelangelo em 1511, a obra fica no teto da Capela Sistina, no Vaticano. A cena representa a criação do homem. O dedo de Deus quase encosta no dedo de Adão, que se retrai um pouco, dando a entender a disponibilidade do divino frente à vontade do ser humano.
A persistência da Memória
A tela de Salvador Dalí foi pintada em 1931 e faz referências à passagem do tempo. Artista surrealista catalão, a pintura foi considerada um ponto de virada na carreira do artista. Faz parte da coleção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1934.
Retrato do Dr. Gachet
Quadro de 1890 do pintor holandês Vincent Van Gogh. É um retrato do médico do artista, que sofria de bipolaridade e alcoolismo. A tela foi vendida em 1990 por U$ 85 milhões e está exposta no Museu de Orsay, Paris.
A Noite Estrelada
Outra tela famosa de Vincent Van Gogh é A Noite Estrelada. É um dos quadros mais conhecidos do Expressionismo e considerado um dos mais bonitos do artista. Está exposto no Museu de Arte de Nova Iorque (MoMa).
A Moça do Brinco de Pérola
A tela A Moça do Brinco de Pérola foi pintada em 1655 pelo holandês Johannes Vermeer e encanta com seu olhar melancólico desde que a pintura ressurgiu no final do século 19. Faz parte da coleção do museu Mauritshuis, na Holanda.
O beijo
O beijo é uma pintura a óleo com adição de folhas de ouro, prata e platina do pintor simbolista austríaco Gustav Klimt. Foi criada na considerada “fase dourada” da arte. O quadro está exposto em Viena, na Galeria Belvedere da Áustria.
O Nascimento de Vênus
Uma pintura do italiano Sandro Botticelli que representa a deusa Vênus emergindo do mar, já mulher adulta. O quadro está exposto na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.
Guernica
O painel pintado por Pablo Picasso para a Exposição Internacional de Paris é um grande ícone do seu legado. Retrata o bombardeio da cidade espanhola. A pintura está exposta no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.
Estátua de David
Criada a partir de uma peça de mármore de cinco metros, a escultura foi feita por Michelangelo. É um retrato de David após a vitória contra Golias. A escultura mostra um jovem pensativo e enigmático, ao contrário do que era retratado na época. A escultura original está na Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença.