O voluntariado é uma maneira poderosa de fazer a diferença na comunidade. Mas vai além. Pode ser uma oportunidade única de adquirir habilidades práticas, bem como expandir horizontes e promover o desenvolvimento pessoal e profissional.
“Os desafios e adversidades nos permitem aprimorar o senso de coletividade, a responsabilidade social e o desenvolvimento de competências”, diz Ednei Fialho Lopes, coordenador do programa de voluntariado do Bradesco. “É uma oportunidade para ganhar experiência em outras atividades, fazer networking, conhecer novas pessoas e culturas, descobrir talentos.”
Segundo Lopes, estudos demonstram que funcionários que são voluntários são mais engajados. Eles também demonstram mais habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e criatividade. Do mesmo modo, noções de planejamento, negociação e empreendedorismo são aperfeiçoadas.
Assim, como o contexto atual está repleto de desafios sociais e ambientais, cada pessoa acaba tendo um papel fundamental na contribuição de um futuro mais sustentável. “O voluntariado é um vetor para conscientização e aproximação das pessoas com as demandas socioambientais existentes”, afirma.
Sobre o ambiente corporativo, Ednei afirma que as empresas estão cada vez mais adotando estratégias de ações voluntárias. Isso é uma forma de potencializar os seus impactos positivos à medida em que conecta seus funcionários com as causas apoiadas.
“O nosso programa de voluntariado existe há 16 anos e já engajou mais de 167 mil profissionais, entre funcionários e estagiários, que atuaram ativamente no desenvolvimento de ações, beneficiando mais de 529 mil pessoas”, diz.
O executivo reforça como as ações voluntárias promovem ganhos para todos os envolvidos. “Observamos que os programas estimulam e apoiam o desenvolvimento de soft skills como liderança, planejamento, comunicação e outras.”
Como buscar um trabalho voluntário?
“O melhor trabalho voluntário é aquele em que você pode utilizar suas habilidades e talentos em prol de soluções e iniciativas que apoiem outras pessoas e a sociedade”, diz Ednei.
Ele explica que o primeiro passo é entender como você pode apoiar ações sociais e ambientais nas quais você também está inserido. Em seguida, é hora de se conectar com pessoas ou grupos que tenham objetivos semelhantes aos seus – e as ações de voluntariado corporativo podem ajudar com essas conexões.
“Empresas investem em portais e ações corporativas. No Bradesco, como exemplo, mantemos um portal, em que os voluntários conseguem postar suas ações e conhecer projetos de colegas do Brasil inteiro. É uma ferramenta incrível para conectar pessoas e ideias.”