Você sabe o que são dividendos regulares e extraordinários?

Empresas dividem o lucro entre acionistas periodicamente; entenda

Redação FamiliarIdades
Os dividendos são uma forma de distribuição de lucro aos acionistas de uma empresa. Foto: Getty Images.
Os dividendos são uma forma de distribuição de lucro aos acionistas de uma empresa. Foto: Getty Images.

Muito provavelmente você já ouviu na televisão que determinada empresa pagou os dividendos. Mas você sabe o que isso significa? 

Os dividendos são uma forma de distribuição de lucro aos acionistas de uma empresa. Assim, em vez de reinvestir no negócio, uma parte do lucro é dividida entre os investidores. Esses pagamentos podem ser em dinheiro, ações adicionais ou outros ativos.

Os dividendos regulares são pagos aos acionistas a partir de lucros recorrentes da empresa. Então, funcionam como uma espécie de retorno pelo dinheiro que se investiu, seguindo regras pré-estabelecidas. O estatuto social da empresa determinará a porção mínima dos lucros que devem ser distribuídos. 

Seja como for, o valor a cada investidor será proporcional ao número de ações ou cotas que ele possuir. Assim, quanto maior o investimento, maior o valor da distribuição.  

Mas outras estratégias podem render lucro para algumas empresas. Por exemplo: venda de grandes ativos ou indenizações. A distribuição de parte ou montante total desse dinheiro é o dividendo extraordinário, porque não estava previsto inicialmente. 

Vantagens

Esse tipo de investimento atrai muitas pessoas porque pode proporcionar uma fonte de renda regular, especialmente em mercados voláteis. Além do mais, empresas que pagam dividendos regularmente são vistas, em geral, como financeiramente estáveis. 

Outra vantagem é o fato de eles serem isentos de imposto de renda no Brasil, embora o investidor precise declarar a operação anualmente. 

O pagamento pode variar em termos de periodicidade. Então, algumas empresas podem distribuir o lucro mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou uma vez por ano. 

Datas importantes:

  1. Anúncio. A empresa torna pública a quantidade da distribuição e a data de pagamento.
  2. Data de ex-dividendo. O dia após o qual as ações são negociadas sem direito ao próximo dividendo. Quem compra ações após esse período não recebe o próximo pagamento.
  3. Data de pagamento. Data em que os dividendos são realmente pagos aos acionistas registrados.

Como investir:

  1. Escolha de ações. Opte por empresas com histórico consistente de pagamento de dividendos.
  2. Diversificação. Invista em diferentes setores para reduzir riscos.
  3. Reinvestimento. Utilize os valores recebidos para comprar mais ações e aumentar seu potencial de rendimento futuro.

Embora esse tipo de investimento possa ser uma excelente estratégia para gerar renda passiva e construir um portfólio robusto, é importante fazer uma análise cuidadosa das empresas. Nem toda companhia que paga dividendos é saudável. Por isso, sempre avalie as métricas de rentabilidade, geração de caixa, endividamento e lucratividade dos últimos meses.

Para saber mais:

O que são dividendos extraordinários?

Dividendos: tudo o que você queria saber em 10 perguntas

Dividendos Ações | Bradesco Exclusive

Link copiado