Você já deve ter visto por aí algum anúncio de vitrola naquele estilo retrô cheio de charme. Os equipamentos estão em uma crescente de vendas nos últimos anos, acompanhando o aumento da produção de LPs em todo o mundo.
Se você não tem o hábito de escutar discos e vai se aventurar no universo analógico da música, pode optar por uma versão portátil da vitrola, dessas que são vendidas em maletas.
Existem hoje diferentes modelos no mercado, além de grandes diferenças de preço. Alguns deles são bem simples, mas cumprem a função. Outros aliam o design vintage com a tecnologia avançada de reprodução e ótima qualidade do som.
Há ainda a possibilidade de comprar equipamentos fabricados no auge do vinil, mais potentes e com mais qualidade de reprodução. Para isso, você vai precisar garimpar em lojas especializadas ou em plataformas de colecionadores.
Seja como for, fique atento a alguns aspectos: composição dos braços, qualidade das agulhas e possibilidade de ajuste do som. Confira outras dicas:
Qualidade. Opte por uma vitrola com um bom sistema de som. Veja se o equipamento oferece equilíbrio entre os agudos e graves.
Estética. Existem hoje diferentes modelos no mercado que celebram a nostalgia do vinil. São equipamentos que também dão um toque charmoso à decoração.
Ajuste de velocidade. Certifique-se de que a vitrola oferece ajustes de velocidade, permitindo a reprodução de discos de vinil de 33⅓, 45 e 78 rotações por minuto.
Retrô moderninho. Muitos modelos oferecem entradas USB, Bluetooth ou saídas de áudio, que permitem conectar a vitrola a outros dispositivos.
Pesquise e compare. Leia avaliações de outros usuários, compare modelos e considere a reputação da marca no mercado.