Conseguiu realizar o sonho da casa própria? Então agora você precisa ter atenção aos detalhes para não deixar escapar nada na hora da entrega das chaves. Por esse motivo a vistoria é tão importante. Com isso, o comprador pode observar diversos aspectos do imóvel para ver se está tudo certo.
A construção precisa apresentar tudo o que estiver em contrato. Por isso que os proprietários devem saber o que foi definido durante a compra.
Vistoria: tenha o descritivo em mãos
O primeiro passo para iniciar a vistoria é ter o memorial descritivo em mãos. É este documento que traz todas as informações sobre o imóvel. Por exemplo: tipo de piso, acabamento, metragem, sistemas elétricos e hidráulicos, bem como detalhes sobre todas as instalações.
O memorial, inclusive, deve estar registrado em cartório. Tenha também a planta do imóvel para conferir a posição da estrutura, metragem e tudo que o projeto determinou. Assim, preste atenção ao ;ocal dos fios, canos, paredes estruturais e demais equipamentos.
Para que a vistoria seja mais completa, se puder, conte com a ajuda de um profissional. Engenheiros e arquitetos ajudam a conferir a estrutura e a identificar eventuais problemas.
O que você precisa conferir:
Estrutura – Aparentemente, um imóvel novo não deve ter reparos. Mas não é bem assim. Pode existir erro na colocação de pisos, janelas, louças, torneiras. Portanto, o primeiro passo é fazer um check-list.
Detalhes – Analise as paredes, pisos e tetos em busca de rachaduras, infiltrações ou qualquer sinal de problemas estruturais. Abra e feche as janelas e portas para ver se estão bem instaladas.
Instalações hidráulicas – Teste torneiras, ralos e descargas para garantir que estejam funcionando corretamente e sem vazamentos. Deixe a torneira aberta para identificar mudanças na vazão do fluxo. Isso pode acarretar problemas futuros.
Instalações elétricas – Teste tomadas, interruptores e chuveiros. Apartamentos novos não costumam ter esses equipamentos instalados. Se não for possível conferir os pontos de luz, deixe claro no laudo da vistoria que o sistema não foi testado.
Acabamentos – Confira as condições do piso, janelas e a cor da tinta. Todos esses itens também devem constar no memorial descritivo. Verifique se estão bem instalados, se há danos ou defeitos.
Relatório – Faça um documento detalhado com fotos e vídeos dos problemas encontrados. Se precisar acionar a construtora posteriormente, você terá os registros para comprovar eventuais problemas.
Defeitos – Se forem identificados problemas durante a vistoria, os reparos devem ser feitos antes da entrega das chaves. O Código Civil determina que casas ou apartamentos novos tenham 5 anos de garantia para defeitos estruturais e 180 dias para outros defeitos aparentes.