Viajar para o exterior requer planejamento financeiro para evitar surpresas. Afinal, os gastos já começam com a solicitação de visto de entrada do país. Esse preço varia de destino para destino e também conforme o tipo de autorização. Entenda a seguir.
O que é o visto de entrada
O visto de entrada é um documento obtido no consulado ou embaixada de destino. Com ele, a pessoa tem autorização para ingressar e permanecer no país durante um período de tempo pré-estipulado. Portanto, é da competência de cada nação com critérios e exigências próprias.
Nem todos os países exigem visto dos brasileiros. Segundo o portal do Ministério das Relações Exteriores, os portadores do passaporte do Brasil estão isentos dessa burocracia para viajar a turismo a mais de 150 países do mundo. Como exemplo, o Japão, Portugal e a Tailândia não exigem tal autorização. No entanto, países que não exigem visto de turismo podem exigir visto de estudo ou trabalho ou o formulário ETIAS.
Tipos de visto
Turismo. Contempla viagens de lazer ou visita a familiares. A solicitação dessa autorização é a mais comum.
Estudo. Destina-se a estudantes já matriculados em alguma instituição educacional estrangeira, em casos de intercâmbio, por exemplo.
Trabalho. Imprescindível para aqueles que possuem oferta de emprego de uma empresa no país de destino.
Trânsito. Para pessoas que necessitam passar por um outro país para chegar ao local de destino.
Residência. Exigido para indivíduos que objetivam morar em outro país. É um visto de longo prazo.
Como o preço do visto é calculado?
O custo do visto varia conforme o tipo e o país de destino. Cada nação estipula um valor que atende exigências e critérios próprios.
Os critérios estão vinculados ao tipo de visto, às relações diplomáticas entre o país de origem e de destino e às taxas administrativas de cada Estado. Já os preços das taxas são atualizados frequentemente. Por essa razão, é preciso consultar o consulado ou embaixada do país a ser visitado.
Para se ter uma noção, a taxa de visto de turismo para os Estados Unidos em novembro de 2024 era de 185 dólares americanos. Para o Canadá, 100 dólares canadenses e, para o Reino Unido, 20 libras esterlinas. Essas moedas devem ser convertidas ao câmbio do dia para encontrar os valores em reais.
Alguns países também aceitam apenas moeda local para o pagamento do valor do visto, o que pode sair caro se o câmbio estiver desfavorável.
O site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil disponibiliza uma lista de contatos com as Representações Consulares (Embaixada ou Consulado) estrangeiras no Brasil para que o interessado obtenha quaisquer informações sobre vistos de viagens ao estrangeiro.
Passaporte
A emissão do primeiro passaporte brasileiro é um processo simples, mas que pode causar dúvidas em algumas pessoas, principalmente em quem não tem experiência com viagens internacionais. Por isso, elaboramos um passo a passo. Confira!