Ventilador de teto, mesa, coluna… qual o melhor?

Há diferentes opções no mercado; veja os prós e contras de cada uma

Redação FamiliarIdades
Veja as indicações de cada ventilador antes de comprar o seu. Foto: Getty Images.
Veja as indicações de cada ventilador antes de comprar o seu. Foto: Getty Images.

A produção de ventiladores está crescendo no Brasil. Dados da Eletros, associação que representa o setor, divulgados pelo Estadão, mostram aumento de 34% em modelos de ventilador de mesa e de 18% nos equipamentos de coluna, em comparação ao mesmo período de 2022. Isso reflete a alta procura por esses eletrodomésticos.

Não é à toa: diferentes capitais registram, cada vez mais, temperaturas positivas recordes. Assim, o ventilador aparece como uma solução mais econômica do que o ar-condicionado para se refrescar no calor. Contudo, como escolher o modelo mais adequado, já que há tantas opções à venda?

Ventiladores de teto

São ideais para espaços mais amplos. Por exemplo: salas, quartos e até mesmo áreas externas com churrasqueira. Aumentam a circulação de ar. Além disso, servem também como ponto de iluminação. 

Há opções com três até oito pás, com duas a quatro velocidades. Alguns possuem controle remoto com funções de timer e dormir. Outros, com LEDs integrados, permitem modular facilmente a intensidade de luz.  

Contudo, atenção: um profissional deve fazer a instalação, pois isso requer conhecimentos elétricos, assim como uma fixação segura no teto. 

Ventiladores de mesa

Eles podem variar muito em termos de potência, design e funcionalidade. Os modelos mais tradicionais possuem de duas a oito pás e movem-se lateralmente enquanto estão funcionando. Há opções pequenas, geralmente indicadas para escritórios, com clipe para segurar na mesa, ou alimentados por USB. 

Ventiladores de mesa mais modernos podem ainda oferecer recursos como controle remoto, funcionamento silencioso, função de umidificação e purificação de ar, temporização e até display LED. 

Não precisam de instalação, são fáceis de transportar e podem ser colocados em qualquer ambiente. 

Circulador de ar

Ele pode ser de mesa ou de chão, no formato quadrado ou torre. Como o seu sistema aerodinâmico puxa o ar para o centro para distribuí-lo de forma uniforme por todo o ambiente, é mais indicado para quem tem alergias ou problemas respiratórios, já que as partículas não são direcionadas para o rosto das pessoas. 

Há opções no mercado com controle remoto e diferentes opções de velocidade. Alguns oferecem funções de oscilação horizontal, ionizador para purificar o ar, sistema de umidificação, temporizador, aquecimento, display digital, entre outros. 

Geralmente o design do circulador de ar é uma vantagem, pois ocupam menos espaço. Além disso, tem baixo consumo de energia. 

Ventilador de parede

Também ajuda quem tem pouco espaço, embora seja mais procurado para instalação em locais com grande circulação de pessoas: lojas, escritórios, restaurantes, igrejas e escolas. É menos eficiente e mais barulhento que o ventilador de teto para áreas internas da casa ou do apartamento. 

Geralmente esses modelos possuem oscilação no movimento de inclinação horizontal e vertical, e conseguem distribuir o ar de maneira mais uniforme. 

Ventilador de coluna

Como oferecem ajuste de altura e oscilação, os ventiladores de coluna podem proporcionar uma circulação de ar eficiente em uma ampla área. O design vertical e estreito ajuda ainda a economizar espaço no ambiente. Se equipados com rodas, facilitam a movimentação de um local para outro. 

Alguns modelos possuem funções adicionais, como temporizador, modos de ventilação específicos, e até mesmo recursos de purificação de ar.

Link copiado