Tornar-se um empreendedor é o sonho de muita gente. Afinal, quem não deseja ser o seu próprio chefe e definir os meios para conquistar independência financeira? Contudo, uma em cada quatro empresas fecha antes de dois anos no Brasil, segundo dados do Sebrae. O principal motivo é a falta de informação sobre negócios.
Erros comuns que impedem o sucesso de um negócio:
Desconhecer o próprio perfil empreendedor
Embora todas as pessoas possam adquirir conhecimentos e habilidades ao longo do tempo, é importante saber qual é o seu perfil de empreendedor na hora de abrir um negócio. Ele pode ser:
- Visionário. Organizado, ligado nas tendências de mercado e novos interesses de consumo. Tem boa visão do negócio, corre atrás das informações e é autoconfiante.
- Inovador. Mesmo sem muita experiência de mercado, é curioso o suficiente para criar soluções para as necessidades do público da sua empresa. Quer transformar a realidade, pensa fora da caixa e é questionador.
- Provedor. Empreende por necessidade e busca capacitação para montar um negócio. Crê no poder do trabalho e na ideia de que a recompensa virá após muita dedicação.
- Independente. Perfil de quem empreende há muito tempo, mas não tem uma empresa legalizada. Sabe negociar, mas precisa melhorar a gestão financeira e estabelecer um planejamento estratégico.
Não fazer um planejamento detalhado
Se você vai empreender, precisa saber com clareza o que deseja e o que deve ser feito para alcançar isso. Planejar pode ajudá-lo, em primeiro lugar, a saber se o negócio é viável. Para isso, responde às principais perguntas: o quê, por quê, quem, quando e onde.
Planejar mal os financiamentos
Você talvez precise pedir um empréstimo para transformar seu sonho em realidade. Mas, antes de pedir crédito, avalie a quantia que você precisa realmente, se conseguirá pagar ou se há outras formas de financiamento mais adequadas ao seu perfil.
Falta de atualização e capacitação
Para manter um negócio bem-sucedido, você precisa entender diversas frentes de trabalho: marketing, logística, estoque, atendimento ao cliente, entre outras. Assim, manter-se atualizado é fundamental. A boa notícia é que há muitos cursos gratuitos na internet.
Má gestão financeira
Muitos negócios não dão certo porque os empresários simplesmente não acompanham despesas e receitas. Para ter controle do dinheiro que entra e sai, contudo, basta fazer um fluxo de caixa. Ele pode ajudar a identificar as principais dificuldades, além de mostrar onde você pode economizar ou investir mais. Da mesma forma, impede a confusão entre contas pessoais e da empresa.
Falta de inovação
O mundo se transforma a cada instante, e numa velocidade cada vez maior. Por isso, é importante estar antenado nas novidades. Com novos produtos e melhorias dos que já existem, você conseguirá aumentar a competitividade do seu negócio.