Uma pesquisa da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, mostra que gestores que conseguem se desligar mentalmente do trabalho fora do experiente retornam “ao batente” mais revigorados no dia seguinte. Assim, orientam melhor e motivam mais as suas próprias equipes.
Publicado no Journal of Applied Psychology, o estudo destaca a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Os pesquisadores analisaram dados coletados de gestores e seus subordinados em empresas dos Estados Unidos, entre 2019 e 2022. O objetivo era entender como a capacidade de desconexão fora do expediente influenciava a energia e o desempenho dos líderes.
Os resultados mostraram que, nos dias em que os gestores conseguiam se afastar das preocupações do trabalho, apresentavam mais energia e se identificavam mais com suas funções ao iniciar o expediente. Assim, a equipe deles os entendiam como eficazes.
Por outro lado, quando os líderes permaneciam mentalmente conectados ao trabalho, revisitando problemas ou preocupações em casa, não conseguiam recuperar adequadamente as energias. Então, na volta ao trabalho, estavam menos motivados – o que afetava a capacidade de liderar. Para os subordinados, essa diferença era evidente, com avaliações menos positivas sobre a motivação e direcionamento recebidos.
Não sofra fora do expediente
“Se você quer ser um líder eficaz no trabalho, deixe o trabalho no trabalho”, resumiu a professora Klodiana Lanaj, que liderou a pesquisa. “Isso é particularmente importante para líderes inexperientes”. Segundo ela, as pessoas devem equilibrar suas próprias responsabilidades com as necessidades dos colaboradores. Para isso, precisam se recuperar das exigências do papel de liderança.
Gestores e organizações podem adotar algumas práticas para colocar isso em prática. Por exemplo: exercícios físicos, momentos de qualidade com a família, hobbies e interação social podem ajudar a desconectar do trabalho.
Além disso, as empresas podem implementar medidas como limitar e-mails fora do horário comercial e reduzir expectativas de “disponibilidade contínua”, ajudando líderes a recarregar energias. Tecnologias que bloqueiam notificações após o expediente também podem auxiliar.