Trocar elevador pela escada ajuda a saúde do coração

Subir apenas cinco lances por dia pode reduzir riscos cardiovasculares

Redação FamiliarIdades
Tenha uma rotina mais saudável e troque o elevador pela escada. Foto: Getty Images.
Tenha uma rotina mais saudável e troque o elevador pela escada. Foto: Getty Images.

Subir escada é uma atividade física recomendada há muito tempo. Mas novos estudos indicam que os benefícios são ainda maiores do que se imaginava. Pessoas que adotam esse hábito apresentam 39% menos chances de morrer de doenças cardíacas.

Os pesquisadores revisaram estudos com 480 mil participantes para analisar o risco de problemas no organismo. Por exemplo: pressão arterial, histórico de fumo, colesterol, assim como fatores genéticos. Quem tinha o hábito de subir escadas ficou mais protegido de doenças cardíacas ao longo de 12 anos.

“Fiquei surpresa que uma forma tão simples de exercício pode reduzir a mortalidade por todas as causas”, disse a autora do estudo, Sophie Paddock, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, à NPR.

Quantos lances de escada?

Para começar a ver benefícios na saúde subindo escadas não é preciso grandes esforços no início. Basta subir cinco lances para melhorar a saúde do coração. De acordo com um estudo feito em 2023, isso já reduz o risco de doenças em 20%.

“Pesquisadores descobriram uma redução de risco relativo de 19% de doenças cardíacas em participantes que regularmente subiam cinco lances de escadas por dia”, disse a médica Yvonne Covin, a uma reportagem do Estadão.

“Infelizmente, aqueles que inicialmente subiam escadas, mas depois pararam, apresentaram um risco 32% maior de doenças cardíacas comparado àqueles que não se exercitavam de forma alguma”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças do coração são responsáveis por 30% das mortes no Brasil. Nos últimos seis anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento de 25% nos casos de infarto. 

Tenha uma rotina mais saudável e troque o elevador pelas escadas para melhorar a saúde do seu coração. 

Link copiado