Os modelos de trabalho remoto e híbrido podem apresentar uma desvantagem para a inovação. A conclusão parte de um estudo recente da Universidade de Essex, no Reino Unido, em colaboração com a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Esses modelos de trabalho beneficiam os funcionários, pois oferecem benefícios significativos para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. No entanto, o estudo liderado pelo economista Christoph Siemroth destacou uma desvantagem: eles podem, inadvertidamente, sufocar a inovação.
Trabalho remoto x presencial
Segundo o trabalho, pessoas em casa tendem a produzir ideias inovadoras de qualidade inferior às apresentadas em escritórios. Os pesquisadores atribuem isso à diminuição das pausas para o café e conversas espontâneas de “bebedouro”, que muitas vezes podem levar a “acidentes produtivos” e geração de pensamentos criativos.
“A inovação no local de trabalho pode ocorrer por meio de conversas aleatórias e espontâneas entre os funcionários”, explicou Siemroth. “Esses ‘acidentes produtivos’ são menos prováveis de ocorrer quando os funcionários trabalham em casa. Nossa pesquisa descobriu que a inovação está sofrendo com o resultado.”
Estudo com 48 mil colaboradores de empresa
O estudo acompanhou mais de 48 mil colaboradores de uma grande empresa indiana de Tecnologia da Informação (TI) que promoveu, através de recompensas financeiras, uma cultura de inovação como parte fundamental no trabalho de seus funcionários.
Assim, coube a todos os funcionários escreverem ideias sobre melhorias de processos, medidas de economia de custos ou novos produtos. Já à empresa coube avaliar as novas ideias a fim de implementá-las ou descartá-las.
Parte dos funcionários desenvolveu seus trabalhos em casa. No início, a quantidade de ideias enviadas por eles manteve-se no mesmo patamar das de seus colegas que trabalhavam no escritório. Porém, a qualidade das ideias enviadas diminuiu.
Posteriormente, esses funcionários passaram a trabalhar no modelo híbrido, parte em casa e alguns dias no escritório. Como resultado, a quantidade de ideias enviadas diminuiu, o que afetou a inovação. Mais grave ainda foram os casos em que as equipes não estavam coordenadas no trabalho de escritório ou em casa.
“A inovação não funciona bem se metade da equipe estiver às segundas-feiras, enquanto a outra metade estiver às quartas-feiras. Em vez disso, defina dias em que todas as equipes estejam no escritório”, recomenda Siemroth.