4 pilares para ser verdadeiramente feliz no trabalho

Há maneiras de encontrar um propósito no ambiente corporativo

Redação FamiliarIdades
Tenha consciência de que o seu trabalho beneficia pessoas, organizações e a sociedade. Foto: Getty Images.
Tenha consciência de que o seu trabalho beneficia pessoas, organizações e a sociedade. Foto: Getty Images.

A felicidade no trabalho importa. Afinal, é ela que nos mantém engajados, produtivos e criativos. Muitas empresas já tentam manter o alto astral com ambientes inspiradores para atrair e reter talentos, além de fortalecer a presença no mercado. 

Contudo, muitos profissionais ainda trabalham em organizações que mantêm um ritmo de trabalho estressante e sem atrativos. Nesses casos, o ofício acaba sendo uma carga imposta, mas necessária para sobreviver. Faltam motivação, reconhecimento e respeito. 

Mas é possível driblar o fardo. Ao menos é o que diz Emiliana R. Simon-Thomas, diretora do Greater Good Science Center, da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, onde atua como instrutora do curso Science of Happiness at Work (Ciência da Felicidade no Trabalho, em tradução livre). Ela propõe algumas estratégias que podem ajudar.

Quatro pilares da felicidade no trabalho

  1. Finalidade. Tenha consciência de que o seu trabalho beneficia pessoas, organizações e a sociedade. Então, alinhe os valores pessoais com as atitudes e decisões que toma no ambiente corporativo. “Se você valoriza a igualdade e a diversidade, faça questão de colaborar com pessoas de origens diferentes da sua”, exemplifica Emiliana. Receber um aumento no salário traz alegria, mas momentânea. Para algo duradouro, a sua atividade deve ser reconhecida pelo progresso que ela alimenta. 
  1. Engajamento. Pense no trabalho como algo mais divertido, criativo e leve. Por sua vez, as empresas devem investir em oportunidades para que seus funcionários aprendam e cresçam. Da mesma forma, respeitar o tempo livre do colaborador após a jornada para que eles possam relaxar e se recuperar. 
  1. Resiliência. Segundo a autora, a resiliência não deve ser vista como tentativas insalubres de evitar dificuldades, sufocar o estresse ou os confrontos. Mas sim, de ser autêntico ao gerenciar desafios no trabalho. Portanto, atenção plena e autocrítica. Evite culpar os outros ou pensar em problemas passados ou futuros. Também, traga o melhor de si para o seu trabalho e procure sempre tirar um tempo para desenvolver atividades criativas, sociais ou que não estejam relacionadas com ele. Assim, fim de expediente e férias devem ser respeitados. 
  1. Bondade. “Ser gentil no trabalho envolve tratar os outros com dignidade e respeito, estender empatia e compaixão, praticar a gratidão e gerenciar conflitos de forma construtiva”, afirma a autora. A civilidade é fundamental para manter relacionamentos de confiança. 
Link copiado