Percepção do ‘clima’ no trabalho afeta decisões estratégicas

Ambiente tenso dificulta consenso de equipes

Redação FamiliarIdades
Uma atmosfera curiosa no trabalho encoraja as pessoas a serem exploratórias em suas estratégias. Foto: Getty Images.
Uma atmosfera curiosa no trabalho encoraja as pessoas a serem exploratórias em suas estratégias. Foto: Getty Images.

Um estudo da Universidade da Cidade de Londres, na Inglaterra, descobriu que a percepção da atmosfera dentro de um grupo de trabalho pode influenciar a tomada de decisões estratégicas.

As pessoas falam e interagem de formas distintas conforme a percepção que elas têm do ambiente de trabalho. Consequentemente, essa percepção influencia a criação de sentido coletivo. Com isso, afeta a compreensão da estratégia. 

Por sua vez, o sentido coletivo é o que se pode chamar de conjunto de características comuns entre os indivíduos de um grupo ou sociedade. Esse conjunto favorece a colaboração e cooperação entre os membros de uma organização. Assim, o sentido coletivo influencia o pensamento e as ações dos indivíduos do grupo.

Por exemplo: uma atmosfera pensativa torna as pessoas mais cautelosas em seus modos de proceder. Enquanto isso, uma atmosfera curiosa as encoraja a serem exploratórias em suas estratégias. Em ambientes tensos ou desdenhosos, os participantes tendem a ser argumentativos e têm dificuldade para chegar a um consenso.

O estudo é de coautoria de Eric Knight e Jaco Lok, professores da Macquarie Business School, de Paula Jarzabkowski, professora de Gestão Estratégica da Bayes Business School da Universidade da Cidade de Londres e de Matthias Wenzel, professor de Estudos Organizacionais da Universidade Leuphana de Lüneburg.

Análise da atmosfera no trabalho

Os pesquisadores observaram uma equipe de projeto estratégico em um banco eletrônico na Austrália, ao longo de 18 meses, para analisar como a atmosfera influenciava suas interações e decisões. 

Eles examinaram gravações de vídeo, workshops, entrevistas e observações em primeira mão de gerentes e consultores enquanto avaliavam um produto digital com inteligência artificial (IA) que ajudava clientes a gerenciar gastos.

O estudo revelou como a percepção da atmosfera pelos participantes do grupo se mostrava como um pano de fundo afetivo. Com ele, poderia se construir ou desconstruir o sentido coletivo em relação a uma determinada questão.

Os pesquisadores também observaram que havia mudanças rápidas na atmosfera quando as pessoas alteravam sutilmente o tom de voz, a fala ou a linguagem corporal. Consequentemente, a compreensão que as pessoas do grupo tinham sobre as ideias estratégicas também mudava.  

“Queríamos explorar como os sinais subconscientes das pessoas, como tom de voz, atitude, interação emocional e linguagem corporal, podem afetar as opiniões dos outros sobre a tomada de decisões”, disse a pesquisadora Paula Jarzabkowski.

“Nossa pesquisa mostra que a elaboração de estratégias não é apenas uma questão de decisões ideais. As estratégias que as empresas adotam são afetadas pela maneira como as pessoas se sentem – o humor na sala – durante a elaboração da estratégia”, complementou.

“Muitas vezes assumimos que há algum consenso ou entendimento compartilhado na tomada de decisões gerenciais. Nossa pesquisa mostra que a atmosfera na sala é o que é compartilhado, e isso afeta as decisões”, explicou Matthias Wenzel.

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