A tireoide é uma glândula muito importante do nosso corpo. Afinal, ela ajuda a regular o funcionamento de órgãos como coração, cérebro, fígado, assim como rins. Localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de adão, responde pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo). Nos dois casos, o volume da glândula aumenta, o que é conhecido como bócio.
As alterações podem ocorrer em qualquer etapa da vida, provocando sintomas diversos. O acompanhamento da saúde por um endocrinologista é fundamental para o diagnóstico, que costuma ser simples.
Fique atento aos sinais de alteração na tireoide:
Cansaço
Se mesmo após uma boa noite de sono você sentir um cansaço extremo, este pode ser um sinal de hipotireoidismo. Ou seja: baixa produção dos hormônios T3 e T4. O organismo fica mais lento. Consequentemente, a pessoa sente fadiga e cansaço.
Aumento ou perda de peso
Quando o T3 e o T4 estão altos, o metabolismo fica acelerado. Então a pessoa pode começar a perder peso. Já quando os sintomas são de hipotiroidismo, ocorre o contrário. Com o organismo mais lento, pode ocorrer o ganho de peso.
Intestino
O hipertireoidismo pode acelerar o trânsito intestinal provocando quadros frequentes de diarreia. Já o hipotiroidismo causa prisão de ventre. O hipertireoidismo, por sua vez, pode acelerar o trânsito intestinal, resultando em um quadro de diarreia frequente.
Cabelos e unhas
Cabelos e unhas fracas podem indicar que a tireoide não está funcionando bem. O hipotiroidismo faz com que as células se multipliquem mais devagar, o que provoca a quebra dos fios.
Mudanças de humor
A queda na produção de hormônios pode provocar desânimo e depressão. Já quem é afetado pelo hipertireoidismo pode ficar mais facilmente irritado, com insônia, dificuldade de concentração e perda de memória.
Se você apresentar sintomas, procure um médico para diagnóstico e tratamento adequado.