Você sabia que existem tintas ecológicas no mercado? Elas são feitas com pigmentos naturais e base de água e cal. Os pigmentos vêm de raízes, folhas e frutos. Por exemplo: urucum, cúrcuma e jenipapo.
Essas tintas reduzem o impacto ao meio ambiente. Mas também colaboram para que a parede não bloqueie a umidade do ar, o que diminui a incidência de mofo e fungos. Além disso, opções à base de água não provocam alergias.
Contudo, para que todo o processo se torne o mais sustentável possível, a recomendação é usar seladores de cal. Da mesma forma, escolher pincéis biodegradáveis de resina e amido.
Benefícios das tintas ecológicas:
Menos poluição
As tintas ecológicas têm baixos níveis de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), poluentes associados a problemas respiratórios, intoxicações e risco aumentado para o câncer.
Além de proteger a sua família, usar tintas ecológicas tem o lado prático do descarte. Muitas podem se misturar a resíduos orgânicos, pois são facilmente degradadas na natureza.
Durabilidade
Essas tintas são conhecidas pela durabilidade e resistência e reduzem a necessidade de retoques ao longo do tempo, o que também significa economia de recursos.
Há muitas alternativas no mercado para finalidades distintas. Isso quer dizer que você pode aplicar em áreas internas ou externas, com diferentes acabamentos, cores e texturas.
Onde comprar tintas ecológicas?
Algumas lojas de construção já exibem os produtos ecológicos em um setor específico. Há também lojas online especializadas em itens sustentáveis para a manutenção da casa. Basta procurar na internet.
Caso você tenha alguma dúvida sobre um determinado produto, procure o site do fabricante. A maioria das empresas disponibiliza todas as informações necessárias sobre compostos, aplicação e manutenção.