Muitos pais já se perguntaram qual é o tempo ideal para deixar seus filhos no videogame ou navegando pela internet e redes sociais de forma recreativa. Afinal, o tempo de tela pode afetar o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, preste atenção.
Segundo pesquisadores da Universidade Rutgers-New Brunswick, nos EUA, menos de uma hora por dia na semana. E quatro, no máximo, no fim de semana. Para chegar a essa resposta, eles analisaram dados coletados de 10 mil estudantes chineses do primeiro ano do ensino fundamental.
O uso excessivo de tecnologia para atividade de entretenimento foi associado a notas mais baixas em diversas disciplinas, como idiomas e matemática, bem como à falta de concentração na sala de aula. Além disso, muito tempo de tela aumenta o sentimentos de tédio na escola.
Crianças e adolescentes “menos conectados” não só tinham melhor desempenho escolar como conseguiam estabelecer laços e relacionamentos mais saudáveis com os colegas.
Os pesquisadores também destacaram a importância de supervisionar os jovens mesmo durante as atividades online voltadas à aprendizagem: “Em um ambiente de internet, é fácil alternar entre plataformas educacionais e de entretenimento”, afirmou Vivien Anthony, coautora do estudo, ao site da instituição.
Segurança na internet
Além de ficar de olho no tempo de tela das crianças, os pais devem reforçar a questão da segurança. Pois o ambiente virtual oferece riscos. Seja no uso de celulares ou de computadores conectados à internet, toda a família deve receber orientações para evitar golpes e outras ameaças online. Veja aqui as dicas para uma navegação segura.