O técnico de Tecnologia da Informação (TI) é um profissional que exerce uma função vital no mundo da tecnologia. Ele é responsável pelos sistemas de informação de uma empresa. Assim, garante o bom funcionamento de toda infraestrutura tecnológica, tais como suporte técnico, redes de computadores e desenvolvimento de sistemas.
O trabalho de TI envolve uma ampla gama de especializações relacionadas com habilidades em programação, análise de sistemas, assim como segurança da informação.
O técnico de TI também pode fornecer suporte, corrigir e manter o hardware (sistema físico) e o software (sistema de programação) do computador e de redes de computadores, instalar novos sistemas, garantir a otimização do sistema, além de oferecer treinamento técnico à equipe.
Muitas vezes, o técnico de TI pode assumir funções mais especializadas, como engenheiros de sistemas, administrador de rede ou administrador de nuvem.
Como se tornar um técnico de TI
Para se tornar um técnico de TI, é necessário ter o nível médio completo e fazer um dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação dentro de uma vasta oferta de cursos relacionados, como por exemplo, técnico de informática para internet, técnico em programação de jogos digitais, técnico de manutenção e suporte em informática, entre outros. Em média, esses cursos têm duração de um ano e meio.
Porém, obter algumas certificações profissionais como CompTIA A +, CompTIA Network + e certificações da Microsoft, por exemplo, pode ajudar a melhorar as perspectivas de carreira.
Certificação em Tecnologia da Informação
Obter uma certificação geralmente significa que o indivíduo terá que fazer e passar em um exame. Mas pode ser uma ótima maneira de acumular experiência para quem está começando do zero.
A formação técnica em TI oferece uma base sólida para entrar no mercado de trabalho e participar ativamente da evolução tecnológica que impulsiona praticamente todos os setores da economia moderna. Além disso, a área de TI está em constante crescimento, com uma demanda crescente por profissionais qualificados, o que torna a carreira uma escolha promissora para o futuro.