A Técnica Pomodoro é um método para gerenciar melhor o tempo de trabalho e promover a produtividade. Desenvolvida pelo empreendedor italiano Francesco Cirillo, em 1987, surgiu da necessidade do próprio criador de melhorar sua concentração durante os estudos.
A utilização de um cronômetro vermelho de formato parecido com um tomate foi o pontapé para dar nome ao método. Afinal, pomodoro significa tomate em italiano. O cronômetro, então, tornou-se um instrumento indispensável para marcar o tempo de estudo ou trabalho.
A técnica consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos entremeados por breves intervalos. Cirillo chegou a essa regra ao testar em si mesmo vários períodos, observando por quantos minutos conseguia ficar concentrado. Foi assim que chegou ao número ideal que transforma o tempo de inimigo a aliado.
Veja algumas característica da Técnica Pomodoro:
A quem se destina?
O método é destinado às pessoas que se distraem frequentemente, seja por uma interrupção momentânea e inesperada, seja por uma questão de não conseguir priorizar tarefas. Pode ajudar ainda quem se encontra constantemente no limiar do tempo de entrega do trabalho em andamento, o que acarreta ansiedade e estresse.
Como funciona?
O método atua diretamente em nosso cérebro ao ensiná-lo a observar, reconhecer e aprender a lidar com problemas de maneira eficaz.
Gerenciar o tempo necessário para realizar tarefas sinaliza ao cérebro que temos controle das nossas ações. Isso evite respostas indesejáveis, como ansiedade, procrastinação, além de baixa produtividade
Não é só o cronômetro
O método engloba uma série de processos, práticas, soluções e ferramentas.
Assim, o Pomodoro Internal Process (Processo Interno do Pomodoro, em tradução livre) ensina a pessoa a desenvolver uma relação efetiva com o tempo.
Já o processo mais conhecido, o Pomodoro Core Process (Processo Central Pomodoro) ensina a se concentrar nas tarefas dividindo o tempo em 25 minutos (um pomodoro) entremeados de pausas de 5 minutos, sendo que, a cada quatro pomodoros, a pausa é maior.
Há também o processo Pomodoro Weekly Process (Processo Semanal do Pomodoro), que ensina como atingir vários objetivos e estabelecer uma rotina semanal. Finalmente, o Pomodoro Team Process (Processo de Equipe do Pomodoro) ensina como adaptar a técnica a uma equipe.
De modo geral, a técnica incentiva as pessoas a trabalharem com o tempo e não contra ele, promovendo um foco intenso em tarefas por um período curto. Com isso, a ansiedade é reduzida e a eficiência, melhorada. Além do mais, os intervalos regulares servem para recarregar a mente e prepará-la para o próximo ciclo de trabalho.