Síndrome do olho seco: pisque mais vezes durante o dia

Tempo de tela e até uso constante de ar-condicionado podem afetar a saúde

Redação FamiliarIdades
Faça pausas diante da tela para evitar a síndrome do olho seco. Foto: Getty Images.
Faça pausas diante da tela para evitar a síndrome do olho seco. Foto: Getty Images.

Você sabe quantas vezes é preciso piscar por minuto? Segundo os especialistas, de 15 a 20 vezes. Mas não temos feito isso, por causa do tempo prolongado em frente ao computador ou celular. Esse hábito, bem como o uso frequente de ar-condicionado, pode provocar a síndrome do olho seco. 

A doença altera a produção de lágrimas e causa sintomas como sensação de areia nos olhos, dor, coceira ou ardor, sensibilidade à luz e alterações na visão. A maior parte dos casos é leve. Mas a falta de tratamento e o agravamento dos sintomas podem causar inflamações ou até a perda da visão. 

 “A camada de lágrima é essencial para a saúde dos olhos, principalmente para a córnea, uma estrutura inervada que faz o papel de lente dos olhos”, diz o médico. oftalmologista José Álvaro Pereira Gomes, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em entrevista ao Estadão.

A síndrome do olho seco também pode ser provocada por outros fatores. Por exemplo: problemas hormonais, doenças reumatológicas e autoimunes, bem como em função do uso de medicamentos antidepressivos, antialérgicos e anti-hipertensivos. Se você apresentar sintomas, busque ajuda médica.

Cuide dos seus olhos:

Telas. A jornada de trabalho tem sido cada vez maior e, com isso, o tempo que passamos em frente ao computador ou celulares. Assim, a recomendação é fazer uma pausa a cada 20 minutos. Também ajuste o seu computador para que seu olhar seja direcionado para baixo. Com as pálpebras mais fechadas, as lágrimas demoram mais para evaporar.

Sono. Durma bem. Quem tem poucas horas de sono está mais sujeito à síndrome. 

Limpeza. Faça uma espuma com sabão neutro e limpe as pálpebras e cílios três vezes por semana. Enxágue com bastante água. Evite produtos que causam irritação nos olhos. 

Ômega 3. Inclua nas refeições alimentos ricos em ômega 3, como peixes, frutos do mar, nozes e sementes como linhaça e chia. A gordura boa melhora a qualidade da lágrima.

Colírio. Em alguns casos, o oftalmologista pode receitar colírios lubrificantes que atuam como lágrimas artificiais. Por isso, marque uma consulta se apresentar sintomas.

Ar-condicionado. Use um umidificador se ficar muitas horas do dia em um ambiente com ar-condicionado. 

Link copiado