Síndrome do impostor? Veja como driblar a autocrítica

A insegurança faz parte da vida, mas não pode afetar a saúde mental

Redação FamiliarIdades
Síndrome do Impostor: um dos sintomas é a prática de autossabotagem. Foto: Getty Images.
Síndrome do Impostor: um dos sintomas é a prática de autossabotagem. Foto: Getty Images.

Você já pensou que uma conquista profissional foi sorte e que não era merecedor de um cargo superior ou de uma promoção? Essa ansiedade e insegurança é chamada de síndrome do impostor. Os sentimentos podem impactar na vida profissional e pessoal.

A insegurança faz parte do nosso dia a dia. Mas o problema surge quando esse julgamento se transforma em sofrimento e passa a afetar a saúde mental. 

A pressão do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, é um dos fatores que podem desencadear a síndrome do impostor. A pessoa sente que é uma fraude e que não merece uma promoção, por exemplo. Ela também passa a praticar a autossabotagem.

O psicólogo Gilmar Tadeu de Azevedo Fidelis, professor convidado do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, disse, em um artigo publicado pela universidade, que por medo da falha, muitas pessoas adotam atitudes destrutivas. Assim, perdem oportunidades na carreira e até em relacionamentos. 

“Isso pode acontecer, inclusive, em outros campos da vida, como nos círculos afetivos. Por medo de decepcionar os parceiros e provocar o fim de um relacionamento, por exemplo, essas pessoas adotam comportamentos autodestrutivos e provocam um distanciamento que, por consequência, leva ao término que tentavam prevenir”, explicou Fidelis.

Apesar de não ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos estudos já avaliam os impactos da síndrome do impostor na saúde, na vida pessoal e na carreira de muitos profissionais. Segundo o professor, a maioria é realizada nos Estados Unidos. Uma pesquisa da professora Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, por exemplo, mostrou que 70% dos entrevistados considerados “bem-sucedidos” apresentaram sintomas associados à síndrome.

Tratamento

A síndrome do impostor pode indicar outros problemas, como a depressão e a ansiedade. Conforme o professor, ao identificar algum sintoma, o primeiro passo é procurar um profissional de saúde mental. Cada paciente tem uma orientação específica e precisa de avaliação médica para que possa identificar os gatilhos e superar as barreiras.

Sintomas da síndrome do impostor:

  • Ansiedade, dúvidas e inseguranças quanto às próprias capacidades. Sentimento de não merecimento do posto/cargo ocupado.
  • Ansiedade, dúvidas e inseguranças quanto às próprias capacidades.
  • Prática de autossabotagem
  • Dependência da aprovação externa
  • Desqualificação dos feitos pessoais como sorte ou oportunismo
Link copiado