Ao contrário do que muitos possam pensar, a Serasa não é um órgão público. Ela é uma entidade privada que atua no sistema financeiro brasileiro como um birô de crédito. Ou seja, uma empresa de proteção que registra o histórico de pagamentos de indivíduos e empresas.
É através da consulta desses registros que os bancos, as instituições financeiras e as empresas obtêm informações para tomar decisões sobre conceder ou não empréstimos, cartões de crédito, financiamentos para compras de bens e serviços, solicitados por clientes. Dessa forma, ajuda a prevenir fraudes e gerenciar riscos.
Além disso, a Serasa oferece uma variedade de serviços para ajudar consumidores e empresas a gerir suas finanças, como consultas de CPF, monitoramento de dados pessoais e negociação de dívidas. Enfim, ela atua como mediadora entre credor e devedor.
Embora o Código de Defesa do Consumidor reconheça os serviços de proteção ao crédito como de caráter público, devido a sua importância e ao impacto na sociedade, isso não altera o fato de que a Serasa é uma empresa privada.
História da Serasa
A empresa brasileira Serasa foi fundada em 1968 pela Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) em conjunto com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban).
No início, seu objetivo era registrar os dados de clientes inadimplentes de instituições financeiras. Atualmente, conta com um leque maior de serviços. Por exemplo: ajudar consumidores brasileiros a entender melhor a situação financeira, bem como apresentar soluções para reorganizar o orçamento pessoal.
Em 2007, deu-se a fusão da Serasa com o grupo Experian, uma das maiores organizações de serviços de informação do mundo. A partir daí, ela passou a ser denominada Serasa Experian.
Serasa e o SPC são instituições distintas
É muito comum as pessoas confundirem a Serasa com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Elas são duas instituições diferentes com atuação semelhante. Ambas são birôs de crédito, ou seja, empresas que registram o histórico de pagamentos dos consumidores.
O SPC possui um banco de dados vinculado ao sistema da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Esse sistema reúne os registros de pagamentos de indivíduos e empresas que compram bens e serviços no comércio de todo o País, mas se tornam inadimplentes. Assim, o foco é oferecer soluções aos lojistas.
Conforme descrito no site da Serasa Experian, ambas as instituições são empresas diferentes que atuam no mesmo segmento (bancos de dados financeiros/birôs de crédito), assim como o Boa Vista e o Quod. Por terem bancos de dados próprios, um consumidor pode ter um registro de dívida em um deles e não ter nos outros.