Seis dicas para economizar em uma viagem internacional

Planejamento e pesquisa podem render recompensas significativas

Redação FamiliarIdades
Opte por cartões que oferecem milhas ou pontos por dólar gasto na viagem internacional. Foto: Getty Images.
Opte por cartões que oferecem milhas ou pontos por dólar gasto na viagem internacional. Foto: Getty Images.

Viajar para o exterior é o sonho de muita gente. Mas os custos podem rapidamente se acumular antes, durante e depois da viagem. Felizmente, com planejamento e algumas estratégias inteligentes, é possível aproveitar ao máximo a experiência sem estourar o orçamento. Veja a seguir algumas dicas:

1 – Planejamento antecipado: pesquise e compare preços

  • Passagens aéreas. Use ferramentas como Google Flights, Skyscanner e Kayak para monitorar preços e receber alertas de promoções. Da mesma forma, saiba que reservar com antecedência geralmente resulta em tarifas mais baixas.
  • Hospedagem. Compare opções em sites como Booking.com, Airbnb e Hostelworld. Considere a relação custo-benefício de hotéis, hostels, aluguéis de temporada e até mesmo casas de família.
  • Considere a baixa temporada. Evite viajar durante feriados locais e a alta temporada. Passagens e hospedagens são significativamente mais baratas fora desses períodos.

2 – Administração financeira

  • Cartões de crédito. Opte por cartões que oferecem milhas ou pontos por dólar gasto. Isso pode baratear as passagens. Durante o uso em viagens internacionais, verifique a taxa de conversão e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
  • Leve dinheiro em espécie. Troque reais por dólares em casas de câmbio com antecedência para evitar taxas elevadas em aeroportos. Parte desse dinheiro “vivo” para ajudar a cobrir pequenas despesas e emergências.
  • Seguro-viagem. Ele opera como uma rede de proteção contra imprevistos que podem ocorrer em uma viagem. Por exemplo: acidentes, doenças, atrasos de voo e problemas com bagagem. Portanto, atenção a essa escolha. O Seguro Viagem Bradesco oferece vários planos.

3 – Transporte

  • Transporte público. Em muitas cidades, o transporte público é eficiente e barato. Então, compre passes semanais ou mensais que oferecem descontos. Em locais turísticos, você pode achar ainda cartões que combinam transporte com atrações.
  • Bicicletas e caminhadas. Alugar bicicletas ou explorar a pé pode ser uma ótima maneira de economizar e ainda conhecer melhor a cidade. Afinal, muitos cantinhos interessantes ficam escondidos das principais vias urbanas.
  • Aluguel de carro. Caso opte por esta opção, compare preços em diferentes locadoras e reserve com antecedência. Verifique se seu cartão de crédito oferece seguro de aluguel de carro. Além disso, fique atento às normas de trânsito para não receber multas.
  • Aplicativos de transporte. Você também pode usar Uber, Lyft ou serviços locais semelhantes para economizar em táxis. Compensa ainda mais se tiver viajando com alguém, pois podem dividir a conta. 

4 – Alimentação: coma como se morasse lá

  • Restaurantes locais. Evite áreas turísticas e procure restaurantes frequentados pelos moradores. Os preços são geralmente mais baixos e a comida, mais autêntica.
  • Mercados e supermercados. Em grandes cidades, vale a pena comprar comida pronta, que geralmente é muito em conta. Mas você também pode preparar refeições simples se estiver em um hostel ou aluguel de temporada com cozinha.
  • Aproveite ofertas e descontos. Utilize aplicativos como TheFork, TooGoodToGo e outros que oferecem descontos em restaurantes e comidas.

5 – Atrações e entretenimento: pesquise atividades gratuitas

  • Museus e galerias. Muitas cidades oferecem entrada gratuita em museus e galerias em certos dias da semana ou do mês. Além do mais, fique atento à programação de locais turísticos, que muitas vezes oferece festivais de músicas e arte.
  • Parques e praias. Aproveite parques, praias e trilhas. Geralmente eles são gratuitos. Mas, se não forem, costumam cobrar preços simbólicos de manutenção.
  • Passes turísticos. Muitas cidades turísticas oferecem cartões que incluem entrada para várias atrações a um preço fixo. Mas, antes de comprar, avalie se vale a pena para as atividades que você planeja fazer.

6 – Comunicação e conectividade

  • Chip internacional. Compre um chip de celular internacional ainda no Brasil ou ao chegar ao destino. Dessa forma, você evite o roaming internacional, que pode ser muito caro.
  • Wi-Fi. Utilize gratuitamente em cafés, hotéis e espaços públicos sempre que possível para economizar dados móveis.

Economizar dinheiro requer planejamento e pesquisa. Mas as recompensas são significativas. Ao seguir essas dicas, você poderá aproveitar ao máximo sua viagem, explorar novos lugares, criar memórias inesquecíveis sem comprometer suas finanças e ainda ter a possibilidade de programar uma nova aventura!

Atenção: a menção a algumas marcas não representam uma recomendação de compra. 

Link copiado