A forma como nos relacionamos muda a cada ano. Isso é especialmente verdade em termos de trabalho, porque novas tecnologias vão moldando a maneira como produzimos. Assim, se você tem um negócio, é preciso compreender as tendências e traçar estratégias para não ficar para trás. Pois, independentemente do ramo, ter um planejamento vai ajudar a torná-lo mais competitivo.
A inovação, a responsabilidade social e os recursos humanos são alguns dos fatores que podem ser determinantes para que seu negócio tenha visibilidade e conquiste o sucesso que você espera. Veja quais são as tendências, segundo o Boletim de Tendência Multissetorial do Sebrae:
Inovação
Esteja sempre pronto para inovar e trazer para o seu negócio um olhar mais flexível. Mudanças no mercado exigem atitudes mais ousadas e processos automatizados, conforme a pandemia de Covid-19 mostrou ao mundo. Isso significa investir em tecnologia para ganhar agilidade e produtividade.
Dentro desse conceito, é importante estar de olho em tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e automação, realidade virtual e aumentada (RA e RV), blockchain e drones.
Sustentabilidade
Além de seguir uma tendência global de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, é importante que as empresas reconheçam o papel fundamental que desempenham no crescimento e bem-estar da sociedade.
Os consumidores estão cada dia mais atentos aos valores das empresas com que se relacionam. Investir nessas práticas, não somente atrai clientes, mas gera economia com o uso consciente de recursos. O que é bom para a empresa e para o futuro do planeta.
Responsabilidade social
O olhar humano é fator determinante para o sucesso da sua empresa. Funcionários satisfeitos, valorizados e reconhecidos podem ajudar no sucesso do seu negócio. Para isso, você pode investir em programas de saúde mental, organizacional e usar os Recursos Humanos para identificar e resolver questões de relacionamento entre os funcionários. Uma empresa que investe em seu RH atrai bons profissionais.
Além do mais, responsabilidade social implica a adoção de práticas como apoio a causas sociais e humanitárias, a promoção da diversidade e inclusão, assim como a preocupação com a ética dentro e fora da empresa.
Ferramentas sociais
O mesmo olhar também deve ser para o cliente. Clientes buscam experiências únicas e personalizadas e hoje temos ferramentas simples, e muitas vezes de graça, como as redes sociais, para melhorar o relacionamento com esse cliente.
Com atenção a esse ponto, é possível criar produtos sob medida e construir uma base para um atendimento personalizado por meio de tecnologias. Por exemplo: chatbots e assistentes virtuais.
Agora é hora de agir
Em primeiro lugar, veja como está a sua situação no mercado, e não esqueça do orçamento e recursos disponíveis. Defina seus objetivos para o ano todo. A partir daí, é possível escolher o que é relevante e criar um plano de ação para começar já a implantar as mudanças necessárias. Mas tenha em mente que as tendências são apenas indicadores. Pois o sucesso das ações vai depender de como usá-las no dia a dia.