Pendurar quadros dentro de casa é uma tarefa simples. Mas pode causar alguns problemas se não for feita com cuidado. Por isso, veja abaixo algumas dicas para te ajudar com a decoração.
- Separe os materiais. Antes de pendurar os quadros, você deve separar as ferramentas necessárias. Por exemplo: martelo, pregos ou ganchos, fita métrica, bem como nível de bolha e lápis.
- Altura correta. Você deve escolher a altura correta para pendurar os quadros, que geralmente é de 1,4 a 1,5 m do chão, medidos pelo centro do quadro. Essa altura é a média do nível dos olhos. Assim, facilita a visualização das obras.
- Ambiente em volta. Considere o espaço em que o quadro será pendurado. Além disso, leve em conta os móveis, as plantas, assim como a arquitetura do ambiente. Você pode usar os quadros para preencher uma parede vazia, destacar uma área ou criar ritmo no espaço.
Também leve em conta ao fixas os quadros:
- Organização. Se você tem mais de um quadro para pendurar, você pode agrupá-los e organizá-los em uma só parede, seguindo um padrão de cores, temas ou molduras. É possível pendurá-los em sequência na horizontal ou vertical, alinhados pelo centro, pela base ou pelo topo das molduras. Deixe uma distância de 8 a 10 cm entre eles.
- Pregos adequados. Use pregos ou ganchos adequados para o peso e o tamanho dos quadros. Se o quadro for muito pesado (11kg ou mais), procure uma viga na parede para fixá-lo com segurança.
- Alinhados. Marque a posição dos quadros na parede com um lápis, usando uma fita métrica e um nível de bolha para garantir que eles fiquem alinhados e nivelados.
Uma boa dica, também, é criar modelos de papel com o contorno dos quadros e prender na parede com fita crepe para ter uma ideia de como eles ficarão juntos. Você pode ainda usar apenas uma fita como orientação. No caso de quadros leves e pequenos, use adesivos próprios e evite furos desnecessários na parede!