
Esqueça os lembretes de pagamento e o medo de esquecer a conta de luz. O Pix Automático já entrou em operação. A ferramenta promete simplificar o pagamento de contas recorrentes. Por exemplo: água, luz, escolas, academias e até serviços de streaming.
A proposta é simples: permitir que o cliente autorize o pagamento uma única vez, e a conta seja debitada automaticamente mês a mês. Assim, não há necessidade de repetir a operação ou confirmar cada vencimento, como acontece no Pix tradicional.
Segundo o Banco Central, a novidade pode ampliar o acesso aos serviços financeiros para até 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito. Dessa maneira, dependem de formas mais acessíveis de pagamento.
Como funciona?
O Pix Automático só estará disponível se a empresa prestadora do serviço (como escolas ou academias) oferecer essa opção de cobrança. Então, uma vez liberado, o cliente escolhe o Pix Automático e faz a autorização da cobrança recorrente. Isso pode ser feito por:
- Notificação no celular (via app do banco);
- Site da empresa, com redirecionamento para o banco;
- QR Code enviado junto da fatura;
- Pix Copia e Cola, com o link colado no app bancário.
Depois da autorização, a empresa envia todo mês o valor ao banco, que agenda o pagamento e avisa o cliente. O dinheiro só é descontado na data de vencimento, e o usuário pode sempre acompanhar os detalhes da cobrança.
Regras
O cliente pode estabelecer um valor máximo por cobrança e decidir se quer ou não usar limite de crédito caso não tenha saldo. O serviço é gratuito para o usuário, mas as empresas poderão ser tarifadas.
Para garantir mais segurança, apenas empresas com mais de seis meses de atividade podem usar a função.