Renovar o visual da casa ou fazer o acabamento de uma obra é sempre um momento de expectativa. E se você está nessa fase, um dos protagonistas é o piso!
Ele completa e dá o tom para os ambientes ficarem com o clima desejado, do estilo minimalista ao mais aconchegante. Mas, sem planejamento, colocar esse revestimento pode ser sinônimo de dor de cabeça e gastos inesperados.
Por isso, antes de sair comprando materiais e dar início à instalação, vale dar uma olhada nas dicas para economizar na hora de instalar piso em casa. Veja a seguir:
Faça escolhas inteligentes
A sua casa está à espera dos pisos para ficar quase pronta? Uma das formas de otimizar os custos com a instalação de piso é optar por modelos mais simples em áreas como lavanderia e quintal, e modelos mais sofisticados em cômodos mais nobres, como salas e quartos. Faça o cálculo da área e cruze a metragem que vem em cada caixa dos modelos escolhidos. Assim, menor a chance de desperdício.
Piso sobre piso
Muitas vezes, pisos já instalados podem apresentar desgastes. Então, se você quiser renovar o visual, uma técnica indicada para evitar o “quebra-quebra” e o alto custo é a sobreposição do antigo com um novo. É possível sobrepor pisos com o piso vinílico, laminado e até mesmo com cimento queimado. Peça a um profissional para avaliar o espaço.
Siga as paredes
Um detalhe que pode passar despercebido é o sentido da instalação dos pisos. Ao aplicar na diagonal, será preciso fazer muitos recortes, o que gera uso de mais materiais. Por isso, prefira a aplicação seguindo a linha da parede, para economizar tempo e dinheiro.
Pesquise preços
Nada como uma boa pesquisa em casas de materiais de construção diferentes para comparar valores. Muitas vezes, existem diferenças de preço de uma loja para outra ou até mesmo promoções que valem a pena.
Conte com profissional de confiança
É comum que, ao querer economizar, sejam feitas escolhas equivocadas em relação à mão de obra. Mas, como diz o ditado, o barato pode sair caro. Então, certifique-se de ter um profissional de confiança para executar a instalação e evite gastos com refações e outros problemas que podem surgir quando o serviço não é adequado. Afinal, toda obra precisa de um mestre!