Pirâmide financeira: fique bem longe disso

Promessa de retornos exorbitantes pode acabar em enorme transtorno

Redação FamiliarIdades
Pirâmide financeira é um esquema ilegal em muitos países, como o Brasil. Foto: Getty Images.
Pirâmide financeira é um esquema ilegal em muitos países, como o Brasil. Foto: Getty Images.

Retorno financeiro alto, mediante recrutamento de novos investidores. Além disso, falta de transparência. Essas são as principais características de uma pirâmide financeira. O esquema é ilegal em muitos países, incluindo o Brasil.

Basicamente, a pirâmide financeira é um esquema de investimento fraudulento que usa dinheiro dos novos investidores para pagar os antigos. Mas, quando a captação de integrantes se esgota, e não há mais dinheiro entrando, o sistema desmorona. 

Sinais de alerta para identificar uma pirâmide financeira:

  • Retornos financeiros exorbitantes. Se um investimento promete retornos financeiros muito altos em um curto período, isso pode ser um sinal de alerta. Pois investimentos legítimos geralmente têm retornos mais modestos e consistentes.
  • Recrutamento de novos investidores. Outro sinal de alerta é a dependência do recrutamento de novos investidores para pagar os antigos. Investimentos regulares não dependem do recrutamento constante de novos investidores.
  • Foco no recrutamento em vez do produto. Se o foco principal da empresa é recrutar novos investidores em vez de vender produtos ou serviços, isso também pode ser um sinal de alerta. Portanto, fique atento.
  • Falta de transparência. Um esquema de pirâmide financeira não costuma fornecer informações claras sobre seus produtos, serviços, bem como modelo de negócios.
  • Pressão para investir rapidamente. Você também deve ficar atento se é pressionado a investir rapidamente sem ter tempo para pensar ou fazer perguntas.

Veja abaixo alguns exemplos do esquema:

  • Esquema Ponzi. É um tipo de pirâmide financeira em que os retornos dos investidores antigos são pagos com o dinheiro dos novos investidores. O nome do esquema é uma referência a Charles Ponzi, conhecido por usar essa tática nos anos 1920.
  • Esquema de Círculo. É semelhante a um esquema Ponzi. Contudo, envolve grupos menores. Cada pessoa contribui com dinheiro e recebe uma parte do montante quando seu nome chegar ao topo da lista. O objetivo é recrutar novos integrantes para que todos recebam mais.
  • Esquema de pirâmide de matriz. Os participantes pagam uma taxa para se juntar a uma matriz, sendo incentivados a recrutar outras pessoas e pagar uma taxa. Então, quando a matriz estiver cheia, o organizador recebe uma quantia fixa de dinheiro e a pirâmide se divide em duas. 

Finalmente, se você acredita que está sendo vítima de um esquema fraudulento, procure as autoridades competentes: Polícia Federal, Ministério Público ou Comissão de Valores Mobiliários.

Link copiado