9 maneiras inteligentes de economizar em despesas com o pet

Garanta o conforto do bichano sem gastar muito

Redação FamiliarIdades
Compre ração para o seu pet em grandes quantidades. Foto: Getty Images.
Compre ração para o seu pet em grandes quantidades. Foto: Getty Images.

A vida do seu pet é mesmo boa. Afinal, ele não precisa pensar em nada, além de você, e ainda recebe comida, cama quentinha, assim como chamego. Embora a gente esteja sempre disposto a fazer os nossos bichanos felizes, isso pode pesar muito no bolso. Mas saiba que há formas inteligentes de economizar nas despesas.

Veja como economizar com o pet:

1. Alimentação de qualidade em longo prazo. Compre ração em grandes quantidades. Sacos maiores geralmente têm um custo por quilo mais baixo do que pacotes menores. Da mesma forma, garanta um armazenamento adequado para não perder a validade. Além disso, pesquise marcas que oferecem alimentos similares, com os mesmos ingredientes, mas com preços mais acessíveis. Por fim, sirva a quantidade indicada para o tamanho e idade do seu pet. Assim, você evita desperdício. 

2. Prepare petiscos caseiros. Há várias receitas de tira-gostos e até mesmo refeições completas que você pode fazer em casa para o seu pet. Muitas delas são  mais baratas e saudáveis do que as oferecidas em lojas e podem até ser armazenadas no freezer para facilitar o dia a dia. Na dúvida, consulte um veterinário especialista em nutrição para que ele elabore um menu equilibrado para o seu melhor amigo. Além disso, tome cuidado com alimentos tóxicos para os pets. 

3. Assuma o banho e a tosa. Comprar uma boa máquina de tosa pode sair muito em conta. Afinal, em cerca de dois meses você já terá substituído o gasto. Certifique-se de aprender a usar corretamente o aparelho para não machucar o animal. Na internet, há muitos tutoriais disponíveis. Da mesma maneira, compre os apetrechos necessários para facilitar a rotina de banho. Por exemplo: banheiras dobráveis, toalhas muito absorventes e roupões térmicos para ajudar na secagem dos pelos. Manter a higiene bucal e das unhas também pode evitar gastos com o veterinário.

4. Brinquedos recicláveis. Use materiais recicláveis, como garrafas plásticas e pedaços de tecido, para fazer brinquedos, como ursinhos e bolinhas. Eles podem ser tão divertidos quanto os comprados. Gatos, por exemplo, adoram caixas de papelão e rolos de lã. Se você quiser mesmo comprar um item já pronto, aproveite os descontos em lojas físicas e virtuais. 

5. Junte-se a programas de fidelidade. Muitos pet shops oferecem descontos consideráveis se você se cadastrar e baixar os aplicativos da empresa. Além disso, geralmente fazem promoções relâmpago para quem fizer parte do clube. Então, fique de olho. 

Além disso…

6. Cuide da saúde preventiva. Mantenha vacinas e vermífugos em dia. A prevenção de doenças é mais barata do que o tratamento. Portanto, siga o calendário. Muitas prefeituras oferecem certas imunizações, como a contra a raiva, de graça. Da mesma forma, faça check-ups periódicos para identificar eventuais problemas no início, evitando gastos maiores no futuro. Considere um plano de saúde. Dependendo da situação e da idade do seu melhor amigo, pode valer muito a pena. 

7. Castração a baixo custo. Muitas ONGs e prefeituras oferecem castração a preços acessíveis ou até gratuitamente, o que ajuda a evitar problemas de saúde futuros e gastos com crias indesejadas.

8. Compare preços de medicamento. Quando o pet precisar de remédios, veja se há opções genéricas, mais baratas. Dependendo do tratamento, é possível encontrar até mesmo em farmácias comuns. Então, questione o veterinário antes de comprar. Além disso, use programas de desconto dos pet shops.

9. Troque favores com vizinhos ou amigos. Se você precisa viajar, deixe o seu pet com outros tutores quando precisar viajar. Na próxima, retribua o favor. Isso pode evitar custos com hospedagem de animais. 

Link copiado