Open Finance: o que é e como funciona?

Compartilhamento de dados entre instituições aumenta competitividade

Redação FamiliarIdades
Com o Open Finance, os clientes podem movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas. Foto: Getty Images.
Com o Open Finance, os clientes podem movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas. Foto: Getty Images.

Já recebeu algum convite no aplicativo do seu banco para fazer parte do Open Finance? Provavelmente sim. Mas você sabe o que isso significa?

O sistema financeiro aberto, em tradução livre, é o compartilhamento de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central (BC). 

Isso começou a valer no Brasil em 2021, com inspiração na regulação do Reino Unido de 2018, e após consulta pública com diferentes entidades. A ideia é melhorar a eficiência do setor e aumentar a competitividade do mercado. 

Embora no lançamento tenha sido apresentado como Open Banking, mudou de nome para Open Finance no ano seguinte. Dessa forma, ampliaria o escopo de atuação, antes restrito a dados e serviços bancários tradicionais. 

Como funciona o Open Finance?

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem compartilhar seus dados com a instituição financeira que escolher. Contudo, isso só pode ocorrer após consentimento sobre o tipo de informação e o período de vigência. Por exemplo: saldo, movimentação, limites, cartões, empréstimos e outros.

Esse compartilhamento deve ocorrer de forma voluntária, sem custo. Além disso, o processo digital deve ser realizado em ambiente seguro, de acordo com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

A partir da autorização do cliente, a instituição que vai receber os dados se conecta diretamente à instituição de origem das informações, acessando apenas o que ele permitir por meio de padrões e protocolos de programação. O cliente pode cancelar esse consentimento a qualquer momento. 

Quais as vantagens?

Com mais informações, as instituições financeiras podem oferecer soluções mais personalizadas. Por exemplo: recomendações de investimentos e serviços, taxas de crédito mais baixas e outros. Além do mais, o sistema otimiza os custos operacionais, o que tende a refletir no bolso do cliente. 

Da mesma forma, por meio do Open Finance, os clientes podem movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas. Futuramente, outros recursos de portabilidade devem estar disponíveis. 

Ainda tem dúvidas? Acesse Open Finance Bradesco.

Link copiado