O que você precisa ter em casa em caso de falta de energia

Equipamentos iluminam ambientes por até 12 horas

Redação FamiliarIdades
Alguns equipamentos ajudam a ter pontos de iluminação na hora que acabar a energia. Foto: Getty Images.
alguns equipamentos com preços acessíveis ajudam a ter pontos de iluminação

Nas grandes cidades, a falta de energia tem se tornado comum em dias de fortes chuvas. Muitas vezes, sem previsão para o retorno, o que tem afetado diretamente milhares de pessoas. Mas alguns equipamentos com preços acessíveis ajudam a ter pontos de iluminação nesses momentos.

Confira itens que ajudam se faltar energia: 

Lâmpadas de LED recarregáveis. Tenha sempre lâmpadas que armazenam energia e podem ser usadas em casos de apagão. Algumas podem ser conectadas diretamente nas tomadas ou ter entradas USB para carregamento.

Lanternas a bateria. São portáteis e eficientes, principalmente as de LED, que têm maior durabilidade e brilho. É possível encontrar modelos que duram até 12 horas.

Lanternas de cabeça. Úteis para iluminar ambientes e deixar as mãos livres, essas lanternas são práticas para emergências.

Velas tradicionais. Embora sejam uma opção acessível, o uso prolongado pode ser perigoso. É importante colocá-las em suportes estáveis e longe de materiais inflamáveis. Não deixe velas acesas se você não permanecer no ambiente. 

Velas de LED. Simulam o efeito de velas reais, mas funcionam com baterias e são mais seguras.

Luminárias solares. Durante o dia, essas luminárias armazenam energia solar para uso noturno. Algumas são portáteis e podem ser colocadas em qualquer ambiente da casa.

Lanternas solares. Parecidas com luminárias, mas em formato de lanterna, carregam durante o dia e podem iluminar à noite.

Geradores solares. Captam e armazenam energia solar em baterias que podem ser usadas durante apagões.

Power banks com saída para lâmpadas. Além de carregar celulares, alguns modelos possuem saídas para lâmpadas LED.

Estações de energia portáteis. Equipamentos maiores, recarregáveis, que permitem conectar lâmpadas, carregar dispositivos e até alimentar eletrodomésticos pequenos. Os preços, no entanto, são mais elevados. 

Link copiado