As instituições financeiras lidam com a compra, venda e troca de valores. Para que essas operações sejam efetivadas, elas utilizam as Câmaras de Compensação, sistemas essenciais no mercado financeiro por atuarem como agentes intermediários entre compradores e vendedores.
Como as Câmaras de Compensação atuam?
Como são sistemas que fazem a mediação entre as instituições financeiras, as Câmaras de Compensação atuam na troca de informações sobre ordens de pagamento e a compra e venda de ativos. Elas também operam as negociações do mercado de valores mobiliários.
Por sua vez, os ativos financeiros são bens ou direitos de uma empresa ou de uma pessoa. Eles não são físicos como um imóvel ou um automóvel. Os ativos, na verdade, representam um valor de troca ou de investimento como, por exemplo, o dinheiro.
Por que as Câmaras de Compensação são essenciais?
As Câmaras de Compensação são essenciais pois elas centralizam todos os processos financeiros. Da mesma maneira, padronizam o mercado e proporcionam segurança e eficiência nas operações.
No Brasil, as Câmaras de Compensação fazem parte do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
O que é o SPB?
O Sistema de Pagamentos Brasileiro é a estrutura responsável por avaliar todas as atividades financeiras no País. Ele faz valer as regras que devem ser seguidas nas transações entre as instituições financeiras no Brasil.
Além disso, verifica e avalia as obrigações e direitos dos participantes do mercado. E, após a constatação de que tudo está de acordo com as normas, conduz a liquidação. Ou seja, a transferência final dos ativos e recursos.
Portanto, as Câmaras de Compensação são fundamentais para a integridade e transparência das transações financeiras ao minimizar riscos e assegurar que a transferência dos ativos seja feita de maneira correta e de que os pagamentos sejam realizados conforme o acordo pré estabelecido.