Utilizar energia de forma consciente é uma maneira de fazer a diferença em uma das mais importantes missões da humanidade dos últimos tempos: preservar os recursos naturais.
Quando criamos hábitos para economizar energia em casa, usamos menos desses recursos, como a água, e ainda aliviamos a emissão de gases de efeito estufa, os responsáveis pelo aquecimento global. Sem contar que o bolso agradece.
A seguir, veja dicas para colocar em prática na sua residência e compartilhar com amigos e família.
Atenção à geladeira
A geladeira certamente é um dos equipamentos que mais usam energia em casa. Para reduzir o consumo desse item, tente posicioná-lo em local ventilado. Assim, precisará de menos esforço para refrigerar os alimentos. Outra dica é manter o refrigerador sempre limpo. E sabe aquela visita à geladeira para ficar pensando na vida? Evite!
Nada de TV ligada para dormir
Além das telas não favorecerem uma boa noite de sono, deixar a televisão ligada enquanto dorme representa desperdício de energia. Portanto, use a função ‘timer’ para garantir que o aparelho desligue no momento certo.
De olho no stand-by
Sabe quando um aparelho está desligado, mas mantém uma luz acesa? É sinal de que ainda está consumindo energia. No longo prazo, isso pode aumentar a conta de luz. Então, certifique-se de que os aparelhos, como micro-ondas e notebooks, estejam fora da tomada quando não utilizados.
Ilumine com LED
As lâmpadas LED podem economizar cerca de 30% de energia em comparação às fluorescentes. O custo-benefício também é um ótimo motivo para adotar a iluminação LED em casa, pois a vida útil é mais longa, diminuindo a necessidade de reposição.
Eficiência na lista
Chegou a hora de trocar o chuveiro, a máquina de lavar, a geladeira? Fique de olho no nível de eficiência energética para fazer uma boa compra. Para isso, repare no selo do INMETRO, que indica o nível de eficiência do produto. O “A” é o melhor para reduzir o consumo de energia.