O que é uma startup? Veja as características

Elas são caracterizadas pela inovação, escalabilidade, riscos e incertezas

Redação FamiliarIdades
Uma startup é caracterizada pela inovação, escalabilidade, riscos e incertezas, além de velocidade nas entregas. Foto: Getty Images.
Uma startup é caracterizada pela inovação, escalabilidade, riscos e incertezas, além de velocidade nas entregas. Foto: Getty Images.

O termo startup se tornou popular no Brasil a partir de 1996 para designar uma empresa no estágio inicial que tem como objetivo oferecer algo diferente e irresistível ao mercado consumidor em ambientes desafiadores.

Segundo definição de Eric Ries, criador de uma metodologia para startups enxutas, “uma startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza.”

Assim, associadas ao dinamismo e à inovação de produtos já existentes ou não, as startups são frequentemente entendidas como disruptoras de modelos e formas de pensar e fazer negócios mais tradicionais. Elas são caracterizadas pela inovação, escalabilidade, riscos e incertezas, além de velocidade nas entregas.

Características de uma startup:

Inovação

O foco está em desenvolver soluções originais e quebrar noções pré-concebidas de forma a atender às necessidades do mercado de maneiras não convencionais. Assim, procura remediar deficiências de produtos existentes ou conceber ideias inovadoras para produtos de bens e serviços. Então, para promover a inovação contínua, a startup incentiva uma mentalidade de pensar “fora da caixa”.

Escalabilidade

As startups têm como uma das suas características o crescimento acelerado e o alcance de um amplo mercado. Dessa forma, essas empresas, muitas vezes, utilizam tecnologia de ponta para criar produtos ou serviços que possam ser replicados em larga escala, sem um aumento proporcional nos custos. Com isso, as startups conseguem alcançar uma ampla base de clientes, expandindo rapidamente as operações.

Riscos e incertezas

As empresas startups operam geralmente em ambientes de grande incerteza. Com isso, o negócio se torna um tanto desafiador. Além de excitante para empreendedores e investidores. Assim, também são tidas como empresas de risco por utilizarem modelos de negócios não testados.

Velocidade

As startups geralmente se movem rapidamente para desenvolver e iterar em seus produtos. O processo de iteração é uma forma de melhorar continuamente os produtos desenvolvidos através de feedback e dados de uso. Ou seja, os produtos e serviços passam por testes e revisões a um produto mínimo viável até que ele esteja pronto para o mercado.

Ao mesmo tempo, uma startup procura ampliar o leque cada vez maior de clientes. Assim, consegue estabelecer maior participação no mercado. Consequentemente, obtém mais recursos financeiros para sua expansão e o aumento de suas chances de se abrir ao investimento público.

No Brasil, o ecossistema de startups cresce exponencialmente, com muitas empresas alcançando sucesso nacional e internacional. Não é à toa. Afinal, a abordagem das startups em relação ao negócio é revolucionária. Consequentemente, tem o potencial de transformar setores inteiros da economia, criando novos mercados, assim como oportunidades de emprego.

Link copiado