Nome no SPC ou na Serasa? Entenda o que isso significa

Empresas podem ser parceiras na recuperação do crédito

Redação FamiliarIdades
O SPC está ligado à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Já a Serasa oferece soluções de crédito. Foto: Getty Images.
O SPC está ligado à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Já a Serasa oferece soluções de crédito. Foto: Getty Images.

Descobrir que o nome está no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou na Serasa pode ser sinônimo de dor de cabeça. Mas encarar a situação com calma pode ajudar a resolver o problema. 

As duas empresas oferecem serviços para lidar com pendências financeiras e recuperar o crédito na praça. O SPC está ligado à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Já a Serasa oferece soluções de crédito.

Consulta por CPF

O primeiro passo é consultar se há pendências registradas em seu nome através do CPF. Isso é possível diretamente pelo site de cada uma delas. 

Então, se tiver pendências, é hora de partir para a negociação das dívidas através de acordos de pagamentos. Eles podem envolver descontos, parcelamentos, assim como renegociação das condições da dívida para tornar o pagamento viável.

Após negociar e quitar as dívidas, o consumidor pode regularizar a sua situação. Isso significa que o nome será retirado da lista de inadimplentes. Dessa forma, vai recuperar o acesso a novas oportunidades de crédito no mercado. 

Esse processo pode levar um tempo para ser finalizado de acordo com o processamento das informações pelas duas empresas e também pelos credores. 

Perfil do consumidor

De acordo com o site da Serasa, entre os serviços oferecidos estão consultas de pendências, perfil de crédito, negociação de dívidas, acordos com credores e obtenção de crédito. 

Por sua vez, o SPC fornece consulta de CPF, Cadastro Positivo, negociação de dívidas, monitoramento de CPF, entre outros.

Agora que você já conhece as ferramentas e serviços oferecidos por essas instituições, com calma e planejamento, você pode regularizar sua situação e recuperar a confiança do mercado. 

Link copiado