No mercado profissional atual, não basta trocar cartões de visitas. Mais do que isso, precisamos estabelecer conexões significativas com outras pessoas para compartilhar informações, conhecimentos e experiências. Por isso o networking surge como uma ferramenta vital para avançar na carreira, ou até mesmo iniciar uma parceria nos negócios.
O que é o networking significativo?
O networking é a arte de construir e manter uma rede de contatos que pode ser valiosa para o sucesso de uma carreira ou negócio no mundo profissional. Funciona como uma estratégia essencial para abrir portas para novas oportunidades. Além do mais, pode fornecer insights valiosos e promover parcerias colaborativas.
A globalização e o avanço das tecnologias de comunicação expandiram as redes de networking além das fronteiras geográficas. Assim, ampliaram as conexões em escala global. Dessa forma, hoje, é possível ampliar e diversificar a rede de contatos ao conectar-se com profissionais e especialistas do mundo inteiro.
Mais gente, mais oportunidades
O embaixador do Institute of Directors (IoD) Andrew Griffiths explicou, em palestra ao TED, como foi sua própria experiência. “Foi quando me tornei estudante do IOD que aprendi a fazer networking profissionalmente. Depois, por meio do Linkedin, aprendi a torná-lo significativo”, afirmou.
“Acredito que desenvolver a habilidade de um networking significativo é a principal razão pela qual não tive de me candidatar a um único cargo em mais de cinco anos, apesar de ter mudado e ter subido na carreira diversas vezes. Oportunidades surgiram através de ex-colegas e de pessoas que conheci em eventos.”
Dicas para construir contatos valiosos
Griffiths também listou algumas dicas para ampliar e manter uma rede de contatos significativa. Veja a seguir:
- Transforme interações superficiais em oportunidades significativas para formar conexões genuínas.
- Lembre-se de que sua rede é seu patrimônio líquido. Não é o que você sabe: é quem você conhece.
- Saiba que todas as oportunidades que caem nas mãos dos sortudos chegam por uma pessoa que conhece você.
- A sorte é um processo ativo. Determinados comportamentos e atitudes em relação aos outros contribuem para encontrá-la.
- Mapeie as pessoas que contemplem seus interesses.
- Leve a sério qualquer que seja a conversa, independentemente de com quem ou onde você esteja.
- Seja consistente com sua abordagem de networking para estar no lugar certo e na hora certa.
- Mantenha-se visível para ser encontrado.
- Algumas oportunidades são mais fáceis de visualizar, então, preste atenção. No entanto, a maioria delas não são. Procure perceber as nuances de uma conversa que devem ser cuidadosamente descobertas.
Mais…
- O networking consistente pode aumentar suas chances de ocorrências positivas, especialmente se você não herdou uma rede de sua família ou de sua escola.
- A parte mais difícil do networking é iniciar uma conversa com um estranho, pois existe sempre o receio de ser rejeitado. Mas entenda que as chances de rejeição social são muito baixas quando se está em um mesmo ambiente. Isso porque ele atrai naturalmente as pessoas com o mesmo interesse. Então diga “Olá” e vá em frente.
- Experimente diferentes maneiras de se apresentar e sua confiança aumentará naturalmente. Trate o ambiente como um playground social livre de rejeição e divirta-se com isso.
- Lembre-se que seu trabalho no networking é despertar o interesse na outra pessoa. E isso vai além de perguntar o cargo que ela ocupa na empresa. Procure perguntar se ela gosta de seu trabalho e o que a motivou a iniciar o seu negócio, por exemplo. Faça perguntas baseadas em motivação e demonstre curiosidade genuína. Assim você cria empatia.
Desafios do networking
O maior desafio é saber o que conversar com um profissional de destaque. Segundo Griffiths, “o truque é realmente se orientar para um terreno familiar” a ambos. Assim, pergunte sobre temas relacionados ao cargo da pessoa. Você pode demonstrar curiosidade sobre como algo é desenvolvido e realizado no trabalho dela, por exemplo.
Isso pode provocar dois tipos de resposta: uma explicação prática sobre a teoria ou uma indicação de que a pessoa busca entender algo que talvez você saiba. Neste caso, a conversa pode se estender muito. Daí a importância de estar sempre bem informado sobre as novidades na área.
Outro desafio é desconversar quando alguém que não é de seu interesse abordar você. Procure apresentá-lo a outra pessoa ou, caso não seja possível, procure saber o interesse dele e diga que irá procurar quem possa ajudá-lo. Assim, ele ficará grato e, quem sabe, no futuro, poderá trazer oportunidades.