O primeiro emprego é sempre um desafio. Boa parte das vagas pede experiência. Mas existem empresas que oferecem oportunidades específicas para quem quer ingressar no mercado de trabalho.
O que vale nessas situações são as habilidades pessoais. Por isso, você deve preparar um currículo que valorize a sua formação acadêmica, atividades e cursos realizados.
É sempre importante estudar o perfil da empresa que oferece a vaga e também os requisitos que ela espera dos candidatos. Dessa forma, é possível personalizar o texto e se preparar melhor para a entrevista.
Nunca mande o mesmo currículo para vagas que pedem perfis diferentes. Avalie antes o que a empresa pede e ressalte suas qualidades para desempenhar as tarefas listadas.
Existem empresas que preferem pessoas sem experiência para que possam treiná-las para funções específicas. Portanto, esteja preparado para novas oportunidades.
Confira as dicas:
Habilidades. É possível caprichar no currículo mesmo sem experiência profissional. Coloque suas habilidades, por exemplo, em atividades como trabalho voluntário, projetos acadêmicos, ou projetos extracurriculares. Destaque esses pontos durante a entrevista.
Currículo. É sempre importante personalizar. Adapte seu currículo para cada vaga, reforçando suas habilidades e qualidades que são relevantes para a posição que deseja ocupar e para a empresa que você quer trabalhar.
Networking. Uma boa rede de contatos é essencial. Conecte-se com profissionais da área de interesse pode abrir portas. Participe de eventos da indústria, feiras de emprego e utilize plataformas online para networking profissional, como o LinkedIn.
Estágios ou programas de trainee. Diversas empresas oferecem programas de estágio ou trainee para recém-formados sem experiência. Alguns, inclusive, com diversos benefícios. Esses programas podem ser uma ótima maneira de ganhar experiência e construir uma rede de contatos na área.
Interesse. Mostre entusiasmo pela oportunidade e esteja preparado para falar sobre como você pretende aprender e crescer na função, mesmo sem experiência prévia. Fale sobre seus planos profissionais e sobre os investimentos que pretende fazer na área da Educação.
Aprendizado. Invista em cursos online ou presenciais que possam melhorar suas habilidades e conhecimentos na área em que deseja atuar. Isso vai demonstrar sua dedicação e interesse em se desenvolver profissionalmente.