Morar no exterior é o sonho de muitas pessoas que pretendem se aprofundar em outras culturas. De quebra, conquistar empregos com boa remuneração. Afinal, muitos países contratam brasileiros. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, 4,5 milhões de cidadãos vivem atualmente no exterior.
Com a falta de mão de obra especializada, principalmente em áreas como saúde e tecnologia, a Alemanha, por exemplo, flexibilizou as políticas de imigração e está investindo na contratação de estrangeiros. Assim, atualmente, 160 mil brasileiros vivem em território alemão. Mas, para conquistar um emprego por lá, é preciso ter conhecimento da língua, experiência profissional e diploma universitário para algumas vagas.
A Itália é outro país que está na lista dos que facilitam o trabalho de estrangeiros em relação à documentação, principalmente para profissionais da área da saúde. Portugal, por sua vez, é o segundo país na lista dos que mais recebem brasileiros: são 310 mil vivendo ali. Só perde para os Estados Unidos, com 1,9 milhão de pessoas “made in Brazil”.
Destinos atrativos para mudar no exterior
Octavio Pott, especialista em recrutamento internacional, afirmou em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo que, nos últimos três anos, alguns países modificaram as normas para a contratação de profissionais estrangeiros. Alguns facilitaram e outros ampliaram as burocracias, como é o caso de Portugal e EUA.
Pott elencou destinos mais atrativos para os brasileiros nos próximos anos:
- Irlanda
- Itália
- Alemanha
- Estados Unidos
- Espanha
- Canadá
- Bélgica
- Luxemburgo
- Portugal
Não basta arrumar as malas
Antes de se aventurar em outro país, é preciso considerar o idioma, a cultura e as particularidades de cada região e comparar essas características ao estilo de vida pretendido.
O ideal é estudar profundamente o lugar e saber quais são os critérios para conquistar um emprego. Também é importante consultar as exigências de documentação, vistos e condições de trabalho. Cada país possui regras diferentes.