Renovação: dê uma cara nova para os móveis da sua casa

Objetos podem ser recuperados com uma boa limpeza e uso de produtos específicos

Redação FamiliarIdades
Todo processo de restauração começa com a remoção da sujeira dos móveis. Foto: Getty Images.
Todo processo de restauração começa com a remoção da sujeira dos móveis. Foto: Getty Images.

Os móveis antigos podem ganhar uma cara nova e combinar com o visual novo da sua casa. Soluções simples transformam completamente a peça. Para isso, é preciso avaliar o objeto, ter os materiais adequados e partir para uma restauração. 

Antes de começar o processo, verifique se existem danos na estrutura. Boa parte dos móveis antigos podem ser restaurados, mesmo que tenham sido afetados por cupins ou ferrugem (no caso de peças com metal). 

Confira o que você precisa para restaurar móveis:

Limpeza inicial

Todo processo de restauração começa com a remoção da sujeira. Use um pano macio e uma solução de água morna com sabão neutro para remover poeira e sujeira acumulada ao longo do tempo. O pano deve estar úmido, nunca encharcado. Se você identificar sinais de mofo ou cupins, utilize sprays específicos ou faça uma avaliação com um especialista. 

Acabamentos

Se o móvel estiver pintado ou envernizado, você precisará remover o acabamento antigo. A cor da madeira natural pode ser uma grata surpresa. Lixe a superfície com uma lixa fina (180×220) para a madeira totalmente uniforme.

Correção

Se você identificar rachaduras ou buracos, use massa para madeira. Aplique, deixe secar e lixe novamente para que tudo fique nivelado. Verifique também se o móvel está estável ou se precisa de reparo. Se estiver instável, utilize cola de madeira nas juntas. Verifique também as ferragens e gavetas. 

Tratamento

Aplique uma seladora para preparar a madeira antes do acabamento final. Se necessário, faça também o tratamento anti-cupim.

Pintura

Quer renovar totalmente o móvel? Aplique uma camada de primer antes da tinta escolhida. Lembre-se de que a tinta precisa ser adequada (esmalte ou acrílica). Se você quiser a cor natural da madeira, basta aplicar verniz ou cera, até mesmo a de abelha, que dá um acabamento mais natural além de tratar a peça.

Link copiado