Os modelos de trabalho são frutos da lógica da sociedade. Isso varia conforme o avanço da tecnologia ou fatores externos, como ocorreu com a pandemia de covid-19. Acompanhar essas mudanças é primordial para alcançar maior desempenho e produtividade no trabalho.
Esses modelos organizam o ambiente de trabalho e delimitam o local onde os funcionários realizam suas tarefas diariamente. Os quatro modelos mais utilizados no momento são o trabalho remoto, o ambiente de escritório, o trabalho híbrido e o do trabalhador sem mesa.
Trabalho remoto
No trabalho remoto, os funcionários atuam fora do escritório convencional da empresa, por meio da internet acessada de computadores pessoais, smartphones ou tablets. As empresas que mais se beneficiam desse modelo são geralmente aquelas que lidam com vendas online, consultoria, tecnologia e as que utilizam trabalhadores freelancers.
Segundo o site de empregos Indeed, os benefícios do remoto são a flexibilização do tempo de trabalho, o maior aproveitamento do tempo (antes desperdiçado com deslocamentos), redução do estresse, além de melhor acesso a tecnologia e oportunidades. A criatividade também é incrementada.
Em contrapartida, alguns trabalhadores se sentem isolados devido ao baixo nível de interação com seus colegas. Além disso, os gerentes se preocupam com o desafio de manter a cultura da empresa, importante para as tarefas de seus funcionários.
Ambiente de escritório
O ambiente de escritório está mais próximo do modelo tradicional, no qual os funcionários trabalham em suas mesas a maior parte do tempo e atuam em consonância com outras pessoas ao redor. Algumas organizações exigem que o trabalhador compareça todos os dias na empresa.
Entre seus benefícios destacam-se os níveis mais altos de interação com os colegas de trabalho, maior capacidade de supervisionamento dos funcionários e níveis mais altos de profissionalismo. No entanto, esse modelo inviabiliza a flexibilidade para o funcionário.
Modelo híbrido
É uma adaptação pela junção dos dois modelos anteriores. Os funcionários executam algumas tarefas ou participam de reuniões no local de trabalho e outras remotamente. Os benefícios incluem maior interação com os colegas, maior flexibilidade na determinação de quando trabalhar e melhoria do bem-estar dos funcionários.
Modelo do trabalhador sem mesa
Esse modelo parte do entendimento de que o funcionário atua frequentemente em atividades fora da empresa. Por essa razão, uma mesa que fica vaga a maior parte do tempo é dispensável. Portanto, somente algumas mesas são alocadas para servir vários funcionários quando preciso.
Os principais benefícios desse modelo são a maior capacidade de equilibrar trabalho e responsabilidades pessoais, e capacidade de trabalhar em um local remoto sem afetar a produtividade.