Quais são as carreiras para atuar no mercado de capitais?

Setor oferece vários papéis, de análise financeira até gestão de portfólios

Redação FamiliarIdades
As carreiras no mercado de capitais estão intrinsecamente ligadas às transações entre empresas e investidores. Foto: Getty Images.
As carreiras no mercado de capitais estão intrinsecamente ligadas às transações entre empresas e investidores. Foto: Getty Images.

O mercado de capitais oferece um leque de opções de carreiras para atuar na vanguarda da economia, facilitando a captação de recursos para empresas e governos. Esse setor oferece uma variedade de papéis, desde análise financeira até gestão de portfólios e consultoria de investimentos. 

As carreiras no mercado de capitais estão intrinsecamente ligadas às transações entre empresas e investidores. Por exemplo: captação de fundos e organização de negócios. Mas, para desfrutar desse campo vibrante e em constante evolução, os interessados precisam ter experiência em finanças e serem receptivos com outras pessoas.

Carreiras do mercado de capitais*

1. Analista de Crédito. Primeiramente, analisa a credibilidade de um interessado em obter financiamento. Depois, avalia condições de risco, taxa de juros, e extensão de crédito existente. Também auxilia nas auditorias dos clientes, além de outras funções relacionadas. A função exige bacharelado em finanças, contabilidade ou afins.

2. Gestor de Fundos. Realiza a compra e venda de ações de uma empresa. Essa função envolve revisão do portfólio de uma empresa para assegurar as melhores opções de investimento, sempre atento ao mercado de capitais.

3. Gerente de desenvolvimento de negócios. Constrói estratégias ao conduzir pesquisas em diferentes mercados para o crescimento da empresa. Isso envolve também a busca de leads em potencial, formas de atrair mais clientes e feedbacks de clientes existentes da empresa. Esse gerente precisa ter conhecimento profundo da empresa para poder auxiliá-la a crescer.

4. Corretor. Atua na compra e venda de ações para clientes. Para tal, gerencia as carteiras financeiras, a comunicação com os clientes e a pesquisa de mercado para obter o maior retorno aos seus clientes. Além disso, deve informar os clientes sobre novos regulamentos do setor financeiro para futuros investimentos.

Mais…

5. Subscritor. Atua na validação e legalidade dos acordos. Para tanto, analisa pedidos de serviços, tais como empréstimos, títulos, bem como apólices de seguro. Além disso, avalia riscos em potencial para aprovar ou negar um pedido de acordo. Ele é responsável por assinar documentos, simbolizando sua concordância e compromisso com os termos estabelecidos.

6. Gerente de Portfólio. Desenvolve e supervisiona planos de investimentos para os clientes. Assim, identifica as tendências do mercado, necessidades dos clientes e oportunidades de negócios para garantir maior retorno do investimento. 

7. Atuário. É especialista em riscos. Avalia e gerencia usando modelos matemáticos e estatísticos para prever cenários de risco.  

8. Gerente de Risco. Desenvolve controles de gerenciamento de riscos e planos de contingência para garantir que a empresa possa responder rapidamente a situações inesperadas. Também faz recomendações estratégicas para a empresa manter a integridade financeira e operacional.  

9. Gerente Sênior. É um profissional de finanças que supervisiona a oferta pública inicial (IPO). Ele trabalha para maximizar o valor das empresas nos mercados financeiros, analisando condições de mercado, identificando oportunidades de investimento e desenvolvendo planos estratégicos. A maioria dos gerentes seniores trabalha para a bolsa de valores. Tem um papel vital na coordenação de estratégias para captação de recursos financeiros, supervisionando operações no mercado de ações e garantindo a conformidade regulatória. 

* Fonte: Indeed

Link copiado